Henkel apresenta tecnologia de adesivos


Na edição da feira BrauBeviale deste ano, que acontece entre os dias 10 e 12 de novembro, em Nuremberg (Alemanha), a Henkel apresentou uma tecnologia inovadora para a adesivagem de rótulos em garrafas de bebida.


Segundo a empresa, a demanda para soluções sustentáveis, que supram necessidades multifacetadas e que garantam, ao mesmo tempo, o melhor resultado está em alta. Grupos cervejeiros internacionais, tais como a AB InBev, se utilizam da expertise da Henkel e suas soluções em adesivos para a colagem dos rótulos de suas garrafas, como, por exemplo, as da marca Beck.


Além de entregar uma informação e comunicar a marca, os rótulos desempenham um papel importante para as bebidas. Com mais de 90 anos de experiência em produção de adesivos, a empresa trabalha para uma cooperação eficiente entre garrafa, rótulo, adesivo, meio ambiente e máquina. Logo, um adesivo moderno precisa atender às necessidades e cumprir com a tarefa hercúlea de não grudar, não poluir as máquinas de adesivagem e ser sustentável.


Seja na aplicação considerando a variação climática de produção, no armazenamento de garrafas em refrigeradores ou no calor, ou a remoção de rótulos no sistema de lavagem de garrafas – o adesivo precisa funcionar. Especificamente no verão, esses rótulos são expostos a influências tais como oscilações de temperatura e alta umidade. A rotulagem também precisa garantir a estabilidade que previne a descolagem da garrafa em água gelada ou quando exposta à condensação.


Com a solução Aquence XP 190, a Henkel oferece uma tecnologia livre de caseína que vai de encontro com esses os pré-requisitos. A tecnologia mais recente da empresa em adesivos livres de caseína para garrafas reutilizáveis reduz o risco de poluição e não compromete a lavagem da garrafa com componentes insolúveis. Segundo a companhia, o adesivo contribui substancialmente para uma redução significante do consumo de cola.


Já o adesivo Technomelt Supra 100 Cool hotmelt da Henkel é adequado para a colagem de embalagens, tais como embalagens de seis e caixas maiores de bebida. Graças ao forte poder de colagem da linha hotmelt, esse tipo de embalagem consegue facilmente suportar elevados níveis de uso e desgaste durante o transporte ou mesmo garrafas pesadas. E, por causa de sua flexibilidade ao frio, do momento da sua aplicação, o adesivo resiste à refrigeração ou à câmara fria sem ficar com um aspecto quebradiço.

Divulgação Henkel
Divulgação Henkel