Hans Donner fala sobre design e Copa em SP


 Foi o trabalho inovador na Rede Globo de televisão e a sua criação mais conhecida, a “Globeleza”, que fez de Hans Donner um nome do design reconhecido no Brasil e no mundo. Ao longo de mais de três décadas, as criações desse alemão-austríaco naturalizado brasileiro se espalharam por diversos países, ultrapassando os televisores e se transformando em arquitetura e arte, em Singapura ou na França. Agora, seu mais novo sonho é “mudar o tempo, trazer mais beleza e tecnologia para cada minuto e segundo”.



A paixão pelo tempo fez nascer a ideia de tornar os relógios instrumentos mais modernos e orgânicos, diferente daqueles com ponteiros convencionais. Há mais de uma década, o designer começou a conceber o modelo futurista de relógio que, agora, começará a se integrar à paisagem urbana de cidades como o Rio de Janeiro. A partir de dezembro, serão instalados dois desses aparelhos na orla de Ipanema. Batizado de “Trimension”, o relógio mostra as horas de forma orgânica, a partir do contraste entre luz e sombras, com cores que lembram a passagem do dia para a noite e vice-versa. Compostos por lâmpadas de LED de alta resolução, eles também podem mostrar imagens, como paisagens cariocas.



Com o seu “design do tempo”, Hans Donner quer transformar os relógios em monumentos para espaços públicos e dar uma nova imagem ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014.  “O Brasil é conhecido pelas belas mulheres, pelo carnaval e pelo futebol arte. Mas eu acredito que a dimensão que está se abrindo agora, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, pode mostrar ao mundo que nós temos design. Nós podemos surpreender juntando design e tecnologia, que é algo que ninguém associa com o nosso País”, disse Donner ao Brasil Alemanha News.



Há outros projetos de relógios desenhados por Hans Donner para cidades como Brasília e São Paulo. A ideia já foi mostrada a representantes do governo e empresários, e está em discussão, “no ritmo brasileiro”. “O Brasil tem seu ritmo e você tem que aceitar, não dá para mudar. Foi isso uma das primeiras coisas chaves que aprendi aqui. Grande parte das minhas realizações foi porque eu não tentei fazer tudo de uma maneira totalmente alemã e aceitei o ritmo desse País”, confessa.



Se tudo correr conforme o planejado, os turistas que visitarem a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 poderão conhecer cidades com obras futuristas e cores que se misturam à exuberância da paisagem brasileira, bem ao estilo de Hans Donner – uma mistura de Brasil e Alemanha que deu certo.



“Seria um momento muito especial para retribuir tudo o que o Brasil me proporcionou nesses anos todos. Agora chegou a hora de fazer a mesma coisa que consegui no universo da televisão: criar uma imagem do País que ninguém espera”, finaliza Hans Donner.



Família



A ex-Globeleza Valéria Valenssa acompanhou a palestra de Hans Donner, em São Paulo, no dia em que comemora seu aniversário.



Casada há 17 anos com o designer, Valéria assumiu o trabalho de organizar as palestras do marido. Com dois filhos, ela conta que frequenta aulas de alemão e já falava algumas palavras na língua, aprendidas com a convivência. José Gabriel e João Henrique, filhos do casal, estudam em escola bilíngue no Rio de Janeiro e dominam o idioma.



 



 

Christian Leinz/VDI
Christian Leinz/VDI