Fraunhofer desenvolve óculos inteligentes

Pesquisadores do Instituto Fraunhofer para orgânicos, materiais e aparelhos eletrônicos – COMEDD – desenvolveram óculos armazenadores de dados OLED controlados pelo movimento dos olhos, que oferecem uma abordagem inovadora de seleção e exposição digital de informação. O microdisplay bidirecional OLED usado nos óculos de dados Fraunhofer capacita o usuário a enxergar o mundo real, ao mesmo tempo em que acessa informações virtualmente e troca de página usando apenas os olhos.

Graças a um software especial, os óculos são totalmente controlados pelo movimento dos olhos: os sensores da câmera integrada ao monitor OLED registram a direção do movimento dos olhos do usuário, e um programa de processamento de imagem calcula a posição exata das pupilas em tempo real. Os pesquisadores também incorporaram um dispositivo infravermelho na armação dos óculos, a fim de produzir resultados de posicionamento precisos mesmo com pouca incidência de luz. Essa luz é completamente invisível a olho humano, o que evita que o usuário seja incomodado durante o uso do aparelho.

Segundo o Fraunhofer, os óculos são apropriados para trabalhos que exijam o uso das duas mãos e o acesso à informação simultaneamente. Particularmente, são vantajosos para profissionais da área médica e técnicos de montagem, permitindo que o usuário navegue por dados cirúrgicos ou planos de construção, por exemplo.

Os óculos podem até facilitar o dia a dia de idosos e pessoas com algum tipo de limitação física, permitindo que eles chamem atenção em algum momento de dificuldade apenas usando os olhos – ou simplesmente providenciando um meio de mudar o canal da TV.

Com o objetivo de incentivar esforços para identificar aplicativos com sistema de realidade virtual, o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF, na sigla em alemão) lançou um projeto de pesquisa com a participação do Instituto Fraunhofer. O foco do projeto é encontrar caminhos que apoiem tarefas e funções físicas por meio de “aplicativos de realidade aumentada que dispensem o uso das mãos” (ou FAIR, na sigla em inglês).

O Instituto Fraunhofer de Optrônica, Tecnologia de Sistemas e Exploração de Imagens, que está trabalhando no time de desenvolvimento em conjunto com a Fraunhofer COMEDD, está desenvolvendo a tecnologia necessária para rastrear a direção do movimento dos olhos do usuário, enquanto que a companhia de tecnologia Trivisio Protoryping GmbH é responsável pelo design. Em junho de 2012, os óculos ganharam o prêmio “Best in Show” na conferência SID em Boston, nos Estados Unidos. A equipe de pesquisadores também ganhou o prêmio de inovação IT 2013 na categoria Hardware do CeBIT 2013. Os primeiros consumidores em potencial já estão experimentando os óculos inteligentes para analisar que oportunidades eles podem oferecer às áreas industriais, de produção, de medicina e segurança.

Divulgação Instituto Fraunhofer
Divulgação Instituto Fraunhofer