Fraunhofer cria solução para deficientes auditivos

Uma solução digital, elaborada por pesquisadores do Instituto para Tecnologia de Mídia Digital da organização alemã Fraunhofer, promete melhorar a qualidade de chamadas telefônicas realizadas via internet por pessoas que apresentam deficiências auditivas.


O projeto, denominado “Telefonia com Áudio Melhorado”, recebeu investimentos do Ministério Alemão de Tecnologia e funciona diminuindo o som ambiente e os ruídos presentes em ligações online. A vantage do dispostivo é que ele pode também ser adaptado para as necessidades de cada usuário.


“Ajustados para cada indivíduo, sinais baixos são intensificados, enquanto sinais altos permanecem inalterados, já que sua modificação se traduziria por um som desagradável”, explica o engenheiro Stefan Goetze, que trabalha no projeto.


O dispositivo poderá ser utilizado dentro de dois anos em todos os programas de áudio, como Skype e VoiP, e também será integrado em celulares. Por enquanto, ele ainda está sendo submetido a testes e existe apenas na versão experimental.


Panorama


 Cerca de 20% da população alemã, ou 13 milhões de pessoas, possui problemas auditivos. Essas deficiências não estão necessariamente relacionadas a uma idade avançada do portador.


Segundo dados da Associação Alemã para os Surdos, 19% da população maior de 19 anos apresenta dificuldades para ouvir. Para os maiores de 65 anos, o número é ainda maior: metade das pessoas nessa faixa etária tem alguma dificuldade relacionada à audição.

Fraunhofer
Fraunhofer