FGV firma parceria com Universidade alemã

Um Índice de Desenvolvimento alemão aplicado em todo o mundo poderá ajudar o Brasil a aprimorar suas políticas públicas e entender melhor o desenvolvimento de seus estados e municípios. Esse é um dos objetivos de uma parceria firmada entre a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Centro de Pesquisa de Políticas Aplicadas, da Universidade de Munique.


De acordo com Marco Aurélio Ruediger, doutor em sociologia e pesquisador da FGV, que está à frente do projeto, a cooperação bilateral permitirá a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de pesquisas conjuntas com foco na ciência política e na economia aplicada.


O indicador alemão, conhecido por INDEX, considera aspectos como capital social e condições políticas. Em razão disso, sua utilização permitirá aos pesquisadores observar não só o desenvolvimento do Brasil de uma forma geral, mas também de seus estados e municípios, isoladamente. “Assim podemos começar também a calibrar quais são as razões para que alguns estados possuírem um desempenho não tão auspicioso quanto outros, gerando uma possibilidade de intervenção para o aprimoramento das políticas públicas no Brasil”, explica.


Brasil


 Enquanto o Brasil busca aplicar à sua realidade o conhecimento dos alemães em ciência política e economia, do outro lado também há interesse crescente no País. “Principalmente porque o Brasil é integrante do BRIC e tem tido um nível de desenvolvimento crescente, interessa a eles a compreensão do desenvolvimento brasileiro e uma discussão sobre as agendas em comum que poderá haver entre os dois países”, afirma.


 Desafios e Perspectivas


 O cientista político e diretor do Centro de Pesquisa da Universidade de Munique, Werner Weidenfeld, está no Brasil juntamente com outros dois pesquisadores alemães para definir os contornos do intercâmbio. Na próxima segunda-feira (1), Weidenfeld fará uma palestra sobre os desafios e perspectivas da Comunidade Europeia. O evento da FGV Projetos, cuja abertura será feita pelo cônsul-geral da Alemanha no Brasil, Hermann Erath, reunirá um grupo de empresários alemães no Rio de Janeiro.

SXC
SXC