Feira de robótica apresenta lançamento

Amigável e agradável. Invisível quando não for necessário. De prontidão o tempo todo. O mordomo do futuro – chamado de “Care-O-bot 4” – foi desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer (IPA) em Stuttgart, celebrando a sua estreia mundial no 8º SCHUNK Expert Days em Robótica de Serviços. O design modular do Care-O-bot 4 permite diversas configurações e cenários de aplicação. 


“O alto grau de padronização faz com que o Care-O-4 bot seja um marco na área de robôs de serviços móveis”, afirma Henrik A. Schunk, sócio-gerente da SCHUNK GmbH & CO. KG em Lauffen/Neckar. Ambas as articulações do braço e da mão de 1 dedo do robô são montadas a partir de módulos padronizados de sistemas de garras móveis da SCHUNK. “Devido ao fato de que as soluções da robótica de serviços são usadas geralmente em aplicações móveis, os componentes devem ser leves e energeticamente eficientes,” disse Schunk. “Os sistemas de garras móveis da empresa são projetados exatamente para esses tipos de cenários. Os componentes podem ser usados tanto em aplicações industriais quanto para aplicações de medição e ensaio, assim como em sistemas assistenciais que ajudam a vida cotidiana das pessoas em geral.”

Ágil, modular e acessível

Enquanto os antecessores do Care-O-bot 4 focavam em detecção de objeto ou navegação segura, um passo importante foi dado em direção à comercialização. “A quarta geração do Care-O-bot não só é mais ágil, mais flexível e mais encantadora que as anteriores, mas também conta com princípios de construção mais acessíveis.” Disse o gerente do projeto Ulrich Reiser, líder da equipe no Instituto Fraunhofer (IPA). A maior parte do interior é constituída por lâminas de metal dobradas, que podem ser fabricadas com custo mais competitivo, mesmo em poucas quantidades.


Soluções modulares de custo otimizado

O conceito modular permite configurações diversas. É possível, por exemplo, eliminar um ou ambos os braços. Módulos padronizados SCHUNK Powerball ERB com geometria esférica compacta que facilitam a integração são usados nas articulações do braço. Todo circuito eletrônico de controle e regulagem desses componentes estão integrados nas unidades juntas de acionamento.

Posição, velocidade e torque podem ser regulados com flexibilidade. Uma vez que o circuito de acionamento para garra e ferramentas estão completamente integrados dentro dos braços, não há interferência de cabos dos dispositivos periféricos. A inteligência integrada, alimentação e transferência de dados através de interfaces de comunicação universal permitem seu uso como módulos individuais ou com um braço robótico leve SCHUNK Powerball completamente pré-configurado para fácil integração em unidades de nível mais avançado, tal como o Care-O-bot 4. Para uso portátil, os módulos operam com alimentação de 24 VDC ou até com baterias recarregáveis para mobilidade total. O projeto de construção leve com motores de alto torque garante baixo consumo de energia. O reduzido custo de energia permite operação em períodos de trabalho mais longos mesmo usando baterias recarregáveis e também permitem o uso de pequenas baterias.

Diferentes versões podem ser implementadas


As unidades esféricas de acionamento do Care-O-bot 4 no pescoço e quadris, bem como diversos sensores, são opcionais. Se a aplicação exigir que ele apenas sirva bebidas, seria possível substituir uma mão por uma bandeja ou utilizar somente a base móvel como um carrinho de café ou de transporte. Adaptações individuais para tarefas específicas criam soluções econômicas.


Uma das principais preocupações da engenharia de desenvolvimento foi a facilidade na utilização pelo usuário, user-friendl”, já que a maioria das pessoas se sentem intimidadas por robôs, principalmente se eles forem difíceis de usar e programar. Uma área de interação facilmente acessível em sua cabeça permite uma operação intuitiva do Care-O-bot 4 e pode ser feita pelo usuário tanto de pé quanto sentado. É claro que a interação com o Robô por meio de palavras ou gestos também é possível através das câmeras e microfones para reconhecimento de fala e gestos de pessoas específicas. O robô responde com gestos, tanto acenando como balançando a cabeça para sinalizar se entendeu a solicitação. Efeitos de luz e um ponteiro a laser na mão do Care-O-bot 4 também permitem a troca de informações.

Simbiose bem sucedida entre design e engenharia


“O Care-O-bot 4 é uma combinação bem sucedida de design e engenharia, da função e da emoção que rapidamente motiva o usuário à interação,” disse Andreas Haug, diretor-gerente do estúdio de design Phoenix Design com sede em Stuttgart, que foi envolvido no processo de desenvolvimento. Com seu design aerodinâmico, os dois braços e cabeça ajudam a tornar o Robô semelhante ao ser humano.


Entretanto, uma aparência excessivamente humana não foi desejada, pois isso daria ao usuário “falsas expectativas” de acordo com Ulrich Reiser. Somente os “valores internos” são humanos: ele sempre mantém uma distância discreta, indica de forma clara o que foi compreendido e o que está prestes a fazer, tem um comando de gestos simples e pode inclusive demonstrar emoções. O comportamento social, como tem sido demonstrado em estudos, é indispensável para a aceitação de futuros usuários. Enquanto o Care-O-bot 3 era um mordomo, seu sucessor é um cavalheiro.


SCHUNK Expert Days em Robótica de Serviços:


25 à 26 de Fevereiro de 2015,


Para maiores informações e inscrições, acesse: http://expertdays.schunk.com

Divulgação SCHUNK
Divulgação SCHUNK