Exposição mostra planeta visto por outra ótica

O Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) em comemoração ao Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010/11 apresenta a exposição “Olho do Céu” que reúne 30 imagens da Terra feitas por satélite e fornecidas pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR). A exposição será inaugurada nesta segunda-feira (18.10), na Fundação Planetário, no Rio de Janeiro.


A exposição revela imagens impressionantes da América do Sul e de regiões de todos os cantos do mundo, no formato 2.60 x 1.60m. Câmeras supersensíveis registraram, por exemplo, a Terra à noite. Os mares de luz mostram as aglomerações populacionais e as grandes cidades. Os Andes, a mais longa cadeia de montanhas que se extende majestosamente por grande parte do continente sulamericano, também está registrado na exposição. A imagem vai do noroeste do Peru até o Cabo de Hornos, o ponto mais meridional do continente. Outra imagem mostra o Rio de Janeiro visto de cima, aninhado entre o oceano Atlântico, a baía de Guanabara e o sopé da Serra do Mar.


Depois do Rio de Janeiro, a exposição seguirá para outras cidades brasileiras, sendo o Planetário José Baptista Pereira da Cidade do Porto Alegre seu próximo destino. Já estão incluídas no roteiro as cidades de Brasília, Salvador, Recife, Belém e Manaus.


As imagens foram selecionadas por razões estéticas e por trazerem importantes benefícios ao monitoramento ambiental e ao gerenciamento de catástrofes. Através da exposição, a Alemanha se apresenta como um dos maiores centros mundiais em sensoriamento remoto de radar. O objetivo é despertar, principalmente nos jovens, o interesse pela ciência.


Mais informações: http://www.dbwti.de/br/index.php

Divulgação / Nasa / Fundação Planetário
Divulgação / Nasa / Fundação Planetário