Evonik em prol da vedação eficiente


A Linha de Negócios High Performance Polymers, do segmento Resource Efficiency da Evonik, desenvolveu um novo microgrânulo de poliéter-éter-cetona (PEEK), o VESTAKEEP 5000 HCM, que aumenta a eficiência na produção de vedações de PEEK customizadas, resultando em melhores propriedades mecânicas na indústria de óleo e gás.


Vedações para óleo e gás de PEEK em tamanhos e comprimento padrão costumam ser produzidas em três processos bem estabelecidos: moldagem por injeção, extrusão e moldagem por compressão a quente (HCM). Quando se quer um produto customizado, o método HCM costuma ser o escolhido em razão da redução dos custos associados à adaptação dos processos de produção adicionais. O VESTAKEEP 5000 HCM representa uma melhora adicional do processo de HCM, proporcionando maior rendimento e melhor qualidade do produto final.  


Para uma produção de alta eficiência e um produto de melhor qualidade surge o VESTAKEEP 5000 HCM que, em forma de microgrânulos, comprovou a sua capacidade de minimizar ou até mesmo eliminar o ar que fica preso no molde de compressão a quente. Os pós de PEEK tradicionais comumente empregados na HCM são conhecidos por tenderem a reter o ar no molde, o que pode causar a oxidação durante o processamento, fazendo com que o componente acabado apresente pontos pretos. A presença de pontos pretos pode causar retrabalho adicional ou, em casos extremos, fazer com que a vedação tenha que ser inutilizada. Além disso, a medição da densidade aparente dos microgrânulos de VESTAKEEP 5000 HCM apresentou valores significativamente mais altos do que no caso do pó de PEEK padrão, resultando em melhores propriedades mecânicas, por exemplo, no alongamento na ruptura.   


Os microgrânulos VESTAKEEP 5000 HCM revelam novas possibilidades. Ainda outra vantagem associada ao design dos microgrânulos VESTAKEEP 5000 HCM é a eliminação da etapa adicional de esmagamento dos grânulos para transformá-los em pó. Esse fato abre de imediato novas possibilidades para o desenvolvimento de compostos de microgrânulos PEEK reforçados com fibra de vidro ou até mesmo de compostos com aditivos de fluoropolímeros para a moldagem por compressão a quente. Isso não era possível com o pó de PEEK por causa da etapa de esmagamento, que destruiria os efeitos positivos do reforço ou dos aditivos. 


 

Divulgação Evonik
Divulgação Evonik