Estudo aborda evolução do uso da nuvem


Uma recente pesquisa realizada pela SAP e a consultoria Ovum aponta que a demanda por tecnologias em nuvem aumentou entre bancos de varejo e companhias de seguro. As soluções adquiridas como um serviço mensal de assinatura (Software as a Service – SaaS), agora, estão sendo consideradas em quase todos os novos projetos de investimento em TI dessas organizações.  

 

Para Daniel Mayo, analista-chefe da Ovum, os resultados revelam um novo nível de maturidade da computação em nuvem no setor de serviços financeiros. “A nuvem está sendo vista como um indutor de crescimento para bancos e seguradoras, e não apenas como um meio para reduzir custos. Essas instituições estão adquirindo soluções SaaS para simplificar operações, desenvolver produtos melhores e entrar com mais rapidez em novos mercados. O setor está deixando claro que o modelo SaaS vai mudar radicalmente os cenários bancários e seguradores”, comenta Mayo 

 

As instituições financeiras sofrem uma pressão cada vez maior por lucro e rentabilidade e, agora, percebem que a nuvem pode gerar eficiência e vantagens competitivas. O estudo destaca que o SaaS já está apoiando a maior parte das funções nas linhas de negócios (marketing, vendas, RH, compras, entre outras) das instituições, como evidenciado por 42% dos bancos e 36% das seguradoras.  

 

Alguns destaques da pesquisa: 

  • Os responsáveis pela tomada de decisão na área de TI dos bancos de varejo esperam ver um maior investimento na nuvem futuramente. No total, 42% preveem que o modelo experimentará um “aumento significativo” nos próximos 18 meses. Nas seguradoras, essa parcela é de 33%. 

  • O modelo SaaS é a opção preferida para 27% dos bancos e seguradoras, com outros 42% considerando-o ideal para projetos individuais de TI. 

  • Dentro das linhas de negócios, 49% dos tomadores de decisão esperam registrar um aumento significativo dos investimentos em SaaS nos próximos 18 meses. Eles se concentrarão mais fortemente nas funções operacionais das seguradoras e no cumprimento de metas de crescimento dos bancos. 

  • Entre os que tomam decisão de TI, 80% concordam com a visão de que SaaS permite que as organizações respondam mais rapidamente às oportunidades de mercado. 

  • Em relação às principais barreiras para uma maior adoção do SaaS, bancos e seguradoras citam preocupações relacionadas com conformidade regulatória (36%), confiabilidade e disponibilidade (35%) e dificuldade de integração de aplicações como serviço com os sistemas já existentes (31%)  

     

De acordo com Paulo Vieira, vice-presidente de vendas para serviços financeiros da SAP Brasil, a empresa alemã tem o objetivo de tornar a nuvem mais acessível para empresas financeiras. “Podemos proporcionar uma experiência de nuvem que moderniza processos de negócios com especificações exclusivas do cliente, seja em uma nuvem pública híbrida ou gerenciada”, afirma o executivo.  

 

A pesquisa foi realizada com responsáveis pela tomada de decisões de 400 bancos e companhias de seguros da América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e América Latina.  

 

Sobre a Ovum 

 

Ovum é uma importante empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia, que oferece análise especializada e visão estratégica nas áreas de TI, telecomunicações e mídia. 


 

Divulgação SAP
Divulgação SAP