ebm-papst recebe Prêmio de Design Alemão

A ebm-papst recebe, no último dia 12 de fevereiro em Frankfurt, o Prêmio de Design Alemão (German Design Award 2016) na categoria “Energia” com seu Unit Cooler, ventilador energy-saving para evaporadores. “Um produto altamente funcional e concebido de forma inteligente. Seus pontos fortes são o elevado grau de eficácia, alta confiabilidade e uma longa vida útil”, comenta Gunter Streng, Chefe de

Desenvolvimento A da ebm-papst Mulfingen. Streng completa:  “Estamos entusiasmados com o prêmio, porque não só o ventilador consome menos 30% de energia, como também economiza cerca de 50% de matéria prima no processo de fabricação. Isso foi uma prioridade em sua concepção”.

O ventilador Unit Cooler para evaporadores tem uma abordagem holística para alcançar uma maior eficiência ao invés de uma solução composta por componentes individuais. A utilização de menos material economiza energia na produção. O ventilador energy-saving foi concebido como uma peça única. Isto reduz em 50% a quantidade de aço e cobre utilizados, comparado às soluções convencionais com motores de rotor interno.

A razão por trás desta melhoria na eficiência é o motor GreenTech EC, bem como a hélice com tecnologia HyBlade produzida em uma única peça. O motor EC garante que menos 30% de energia seja consumida, em comparação à média dos ventiladores de corrente alternada tradicionais. Outra vantagem é o suporte de fixação, que torna a montagem simples graças à flexibilidade dos furos de montagem. O design permite que o cliente mantenha a sua grade existente sem a necessidade de desmontar o evaporador, mesmo quando estiver sendo reparado.

O Prêmio Alemão de Design, iniciado em 2012, é uma das competições de design mais aclamadas no mundo, que hoje goza de uma excelente reputação que ultrapassa o círculo dos especialistas. 3.400 apresentações foram mostradas ao júri em 2016. Gold, Winner, e Special Mention são prêmios dados em cada uma das categorias do concurso.

Foto: Divulgação ebm-papst