DWIH firma parceria com universidade alemã


A Friedrich-Alexander Universität Erlangen-Nürnberg (FAU), uma das mais antigas e maiores universidades da Alemanha, tornou-se oficialmente membro associado do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP), no último dia 1º de janeiro de 2016. O vice-presidente para Assuntos Internacionais, Prof. Dr. Günter Leugering, e a chanceler Dr. Sybille Reichert (responsável pela administração da universidade) assinaram, em 11 de novembro de 2015, o termo de associação da FAU Erlangen-Nürnberg ao DWIH-SP, representado pelo coordenador Marcio Weichert e a presidente do Conselho Diretor, Dra. Martina Schulze.


A FAU Erlangen-Nürnberg já tem realizado projetos, convênios e cooperação com um número expressivo de universidades brasileiras, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre e, agora, como associada ao DWIH-SP, espera ampliar a divulgação de sua imagem e de suas atividades no País. 


Durante a cerimônia, que contou ainda com a presença de pesquisadores da FAU com cooperações no Brasil, de representantes de instituições membro do DWIH-SP e do adido científico da embaixada da Alemanha em Brasília, Thomas Schröder, Leugering falou sobre o objetivo central da FAU no Brasil, que é apoiar a cooperação bilateral entre os cientistas, “mas também, e muito importante, promover o intercâmbio de estudantes, estudantes de pós-graduação, PhDs e de pesquisadores científicos”. 


Entre os principais campos da cooperação bilateral citados por Leugering estão o de energia, ciências ambientais e medicina. Porém, como lembrou o vice-presidente, a abrangência da cooperação será bem maior, uma vez que a FAU é uma universidade com larga tradição em pesquisa nas diversas áreas, como humanas, sociais e exatas.


A chanceler Sybille Reichert fez questão de ressaltar que, com a associação ao DWIH-SP, espera-se construir uma plataforma mais abrangente de cooperação, além das atividades corporativas já existentes. Segundo Reichert, é comum pesquisadores e acadêmicos terem seus valores ligados aos interesses científicos de seus países. Para ela, a criação de plataformas abrangentes oferece aos cientistas a oportunidade de se conectar a outras áreas relevantes, às quais, muitas vezes, os próprios pesquisadores não sabem como acessar.


De acordo com a chanceler, essa seria a importância de uma plataforma abrangente, “primeiramente, para que os pesquisadores e estudantes possam, nesse espaço, acessar as informações sobre as principais iniciativas da FAU. Segundo, para valorizar a imagem da Universidade por meio da divulgação de suas pesquisas. Por último, para mostrar ao Brasil inteiro as iniciativas da FAU no país”.


Ao falar sobre a importância da cooperação com o Brasil, a chanceler demonstrou bastante entusiasmo, lembrando o interesse comum de ambos os países por questões como energia e meio ambiente, e o potencial das universidades brasileiras para contribuir com as pesquisas alemãs. “A pesquisa alemã, assim como a brasileira, é de grande relevância nesses assuntos, o que torna possível um aprendizado recíproco. Espero que esta relação continue forte e duradoura, atraindo cada vez mais estudantes em intercâmbio ou pesquisadores individuais. Os pesquisadores do futuro devem estar preparados para lidar com as questões globais, por isto a importância de relações como esta, que espero tornar-se cada vez mais profunda”, completou a chanceler.


Com a adesão da FAU, o DWIH-SP possui agora quatro membros associados, além de oito membros plenos e um especial. “Já vínhamos acompanhando e apoiando as atividades da FAU no Brasil. A associação da universidade ao DWIH-SP proporcionará certamente maior visibilidade a ela no país, além de permitir sua participação nos grêmios diretivos do centro”, observou Marcio Weichert, coordenador do DWIH-SP.

Nando Costa
Nando Costa