Dispositivo em sapato gera energia


Pesquisadores do HSG-IMIT, um centro de pesquisa em Villingen-Schwenningen, na Alemanha, construíram dispositivos no formato de um sapato que produzem energia a partir dos passos. A tecnologia pode ser utilizada para alimentar sensores eletrônicos portáteis sem a necessidade de baterias.

Há dois dispositivos separados: um que gera energia quando o calcanhar toca o chão e outro que produz energia quando o pé está balançando. Detalhes dos aparelhos foram divulgados na publicação Smart Material and Structures.


Os dispositivos geram energia explorando o movimento entre ímãs e bobinas. À medida que o campo magnético de um ímã em movimento passa por uma bobina estacionária, uma tensão é induzida e uma corrente elétrica é gerada.

Recarregar um smartphone ainda não é possível com a energia gerada, mas é o bastante para carregar pequenos sensores e transmissores, abrindo um leque de novas aplicações. Os dispositivos representam uma troca entre a geração de energia, tamanho e outros fatores limitantes.


Klevis Ylli,um dos pesquisadores envolvidos no projeto, explica que o dispositivo oferece algumas vantagens importantes. “Algumas abordagens do passado, por exemplo, tentaram usar uma alavanca embaixo do sapato para alimentar uma caixa de velocidade e um gerador elétrico, como usado em algumas lanternas. Eles poderiam gerar até 250 mW, mas eram enormes, pesados e tinham partes fora do sapato”, disse Ylli à BBC.

“A energia gerada é relativa ao tamanho, mas se você quer ser capaz de integrar razoavelmente tal dispositivo dentro de uma sola de sapato, você tem de trabalhar com restrições rígidas, como uma pequena altura e comprimento limitado do dispositivo. Acreditamos que construímos dispositivos comparativamente pequenos, considerando a energia produzida “, acrescenta.

Uma das aplicações dos dispositivos poderá ser a base de um mecanismo que amarra os sapatos automaticamente e que poderia ser usado por idosos.


Com informações BBC Brasil

Divulgação
Divulgação