Delegação da Embrapa visita institutos alemães

Uma delegação composta por cinco membros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) visitou dois institutos alemães da cidade de Braunschweig no começo de outubro. Sob a liderança do Dr. Luciano Nass, coordenador de cooperação científica da organização, o grupo visitou os institutos Johann Heinrich von Thünen (vTI) e Julius Kühn com o objetivo de conhecer melhor suas atividades.


No primeiro dia de visitas os membros da delegação brasileira tiveram um panorama dos temas científicos tratados pelo vTI por meio de aulas e visitas de campo. No segundo dia, brasileiros e alemães discutiram assuntos como proteção de plantas e genética.


A visita faz parte da meta de expandir o campo de atuação dos Laboratórios Virtuais da Embrapa no Exterior (LABEX). Cientistas filiados a LABEX realizam pesquisas nos países anfitriões utilizando-se da infraestrutura de um instituto local. A parceria entre a Embrapa e institutos estrangeiros estreita as relações entre o Brasil e esses países.


Na Europa já existem três centros da LABEX (França, Holanda e Inglaterra) e, em 2011, um cientista brasileiro passará a trabalhar na Alemanha, ampliando a presença da Embrapa na Europa.


A parceria também será vantajosa para a cidade de Braunschweig.


“O Brasil é um player global na agricultura e é, devido à sua pesquisa de alta performance, um parceiro atraente. Um escritório em Braunschweig abriria grandes oportunidades para as duas partes”, explica o Prof. Folkhard Isermeyer, presidente do vTI.


 

Divulgação / vTI
Divulgação / vTI