Daimler em prol da segurança tecnológica

A divisão de veículos comerciais da Daimler AG está caminhando para o desenvolvimento da segurança e de sistemas de assistência de implementação em caminhões, ônibus e vans. A meta é evitar situações perigosas e tornar realidade a visão de dirigir sem acidentes. Para isso, todas as unidades de veículos comerciais de negócios lançarão novas tecnologias de segurança, assim como o sistema de monitoramento do ponto cego, ou o Mirror Cam nos próximos anos. Em particular com caminhões de longa distância, a combinação de vários sistemas de assistência irá facilitar o caminho para uma condução autônoma.

“A visão de dirigir sem acidentes é a nossa força motriz. Estamos desenvolvendo continuamente novos sistemas de segurança e lançando-os no mercado. A rapidez com que podemos implementá-los depende do quão rápido o enquadramento jurídico necessário pode ser criado. Isso significa que precisamos de apoio da esfera política. Como pioneiros em tecnologias de segurança, nós tomaremos participação ativa no diálogo social”, disse o Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração de Caminhões e Ônibus da Daimler, durante o evento “Shaping Future Transportation – Campus Safety”, na divisão de veículos comerciais da Daimler, em Berlim.

Uma diversa gama de veículos – de uma van até um trator com semi-reboque e de um ônibus articulado até uma alta taxa de ônibus de turismo – estiveram na cidade para demonstrar as capacitações de última geração do sistema de assistência feito pela Daimler. “Nós estabelecemos novas referências repetidamente no campo de segurança ativa. Temos muitas ideias de como fazer transportes de mercadoria para a estrada ainda mais seguros”, afirmou Bernhard.

De acordo com a empresa, está sendo trabalhado um novo recurso: o Mirror Cam. Monitores na cabine nos lados direito e esquerdo, em conjunto com câmeras exteriores, aumentam significantemente a visibilidade para o motorista e reduzem o risco de acidentes. A baixa resistência do vento comparada com os convencionais espelhos exteriores reduz ainda o consumo de gasolina.

A Daimler declarou também que está buscando um maior desenvolvimento do Active Braking Assist, que, em sua terceira geração, é capaz de frear um caminhão ou um carro até a paralisação, se necessário, ao deparar-se com obstáculos fixos. De acordo com especialistas, mais da metade de todas as colisões na extremidade traseira envolvendo veículos comerciais pesados podem ser evitadas com esta medida. No próximo passo do processo, o sistema de emergência de frenagem também será capaz de detectar pedestres e ciclistas.

Outra inovação da empresa é o sistema de monitoramento do ponto cego, o qual a Daimler Trucks colocará em produção em série num futuro próximo, sendo o primeiro fabricante do mundo a fazer isso. Especialistas estimam que esse sistema, que detecta pessoas no ponto cego do motorista, tem o potencial de prevenir metade de todos os acidentes de caminhão envolvendo pedestres e ciclistas.

O Lane Assist também será mais uma inovação explorada. Hoje, já fornece avisos – visíveis e audíveis – quando um caminhão está prestes a sair da faixa. O próximo passo é manter o caminhão em sua faixa e conduzi-lo em caso de situação perigosa.

A inteligente combinação dos sistemas de segurança irá resultar num grande salto rumo à condução livre de acidentes. Caminhões estão predestinados a esse desenvolvimento. Carros andam, em média, pouco menos que 12 mil quilômetros todo ano, mas caminhões de longa distância alcançam 130 mil quilômetros, muitas vezes em rotas monótonas.

Segundo a empresa, testes em estradas públicas são essenciais no caminho para o lançamento desta tecnologia no mercado. Sendo assim, a Daimler Trucks irá começar os treinos nas estradas da Alemanha em breve.

“Para colocarmos os caminhões autônomos nas estradas, os políticos precisam tornar isso possível. As vantagens em termos de segurança e eficiência em transporte de mercadorias são óbvias”, disse Benhard a respeito de autoridades e fabricantes trabalhando juntos nesta causa. Já Norbert Barthle, Secretário de Estado no Ministério Federal de Transporte e Infraestrutura Digital, explica: “Queremos fazer uso total do potencial de condução autônoma. Esperamos que essa tecnologia melhore o fluxo de tráfego e aumente sua eficiência, com grandes benefícios aos motoristas”.

Contudo, a segurança também precisa fazer sentido economicamente, principalmente para os veículos comerciais, pois são os meios pelo qual os clientes ganham a vida. Um caminhão, ônibus ou van que alcança seu destino sem um acidente evita inatividade na oficina e custos com reparo. Ao mesmo tempo, seguradoras compensam a instalação de sistemas de segurança com prêmios como descontos, reduzindo os gastos de comandar um caminhão. De acordo com a Daimler, os benefícios sociais de evitar acidentes são inquestionáveis.

Divulgação Mercedes-Benz
Divulgação Mercedes-Benz