Covestro participa de volta ao mundo a bordo do Solar Impulse

CovestroO CEO global da Covestro (antiga Bayer MaterialScience), Patrick Thomas, esteve no Centro de Controle da missão do Solar Impulse 2 (Si2), aeronave movida a energia solar e que, desde 2015, tem perseguido o desafio de voar ao redor do mundo sem combustível.

Acompanhado pelo engenheiro da empresa, Bernd Rothe, o executivo apresentou o Centro, localizado na cidade de Mônaco na Itália, a políticos e empresários europeus, destacando a importância da iniciativa e a participação da Covestro, empresa que atua no setor de polímeros.

“Contribuir para este projeto tão grandioso com nossos produtos e soluções é motivo de muito orgulho para nós”, explicou Thomas. “O Solar Impulse é um exemplo excelente de como a utilização de novas tecnologias e materiais pode contribuir para tornar o mundo um lugar melhor e mais limpo. Inciativas como esta são ideais para nós e para o planeta, assim como nossos materiais tem se mostrado ideais para o Solar Impulse”.

A cabine, estrutura fundamental do Si2, foi construída com uma espuma especial de poliuretano rígido desenvolvido pela empresa alemã. Esta tornou a missão possível, pois pesa apenas 30 kg e mesmo assim protege a tripulação da variação extrema de temperatura, que pode variar entre -40 graus Celsius durante a noite e 40 graus Celsius durante o dia.  

Utilizada no dia a dia em diferentes segmentos, a espuma rígida de poliuretano Covestro também é usada para aumentar a eficiência de equipamentos de refrigeração, assim como em materiais isolantes para transformar edifícios em estruturas com baixo consumo energético.

Funcionamento da aeronave Solar Impulse

Durante o dia, milhares de células solares localizadas nas asas da aeronave – que medem 72 metros – são responsáveis por alimentar as hélices e carregar uma grande bateria, que fornece energia para o voo durante a noite.

Até agora, o trecho mais longo percorrido sem interrupções foi o do voo entre o Japão e o Havaí. Ao todo, foram 118 horas (quase cinco dias), para percorrer cerca de 9.000 quilômetros, a maioria deles sobre o mar aberto.

Assista à entrevista de Patrick Thomas, CEO global da Covestro, sobre a parceria: https://www.youtube.com/watch?v=QMcJ4CefvkM

Foto: Divulgação Solar Impulse