Continental traz soluções inteligentes


A Continental, empresa alemã conhecida pela venda de pneus no Brasil, apresentou duas grandes novidades tecnológicas para questões de mobilidade: iluminação inteligente em ruas e carro conectado com informações diversas da casa, caminho entre outras.


“Street Lights Smart”
A primeira diz respeito aos pedestres, ciclistas e ao trânsito em geral. Chamado de “Street Lights Smart”, o sistema facilita a visualização dos usuários nas ruas ao utilizar sensores e componentes eletrônicos que transformam os postes de luz urbanos dinâmicos e inteligentes.


Com informações transmitidas por meio da nuvem, o “Street Lights Smart” inclui funções de alerta aos operadores quando há alguma falha de luz e aviso para os motoristas identificarem as vagas disponíveis e ocupadas nas ruas. Além da assistência em estacionamentos, o benefício também vai para a segurança, já que “objetos em movimento” na via podem ser detectados e destacados por um facho de luz. Ou seja, se um pedestre se aproximar da faixa exclusiva, a luz será direcionada para ele, e o mesmo acontece para ciclistas e outras situações.
Os engenheiros da Continental consideram mais utilidades para o sistema:
1)  possibilidade de utilizar luzes em pisca alerta para os motoristas, em caso de acidente na via,
2) transformar postes de luz LED em estações de recarga para veículos elétricos.


Veículo conectado
A segunda novidade tecnológica apresentada pela empresa diz respeito a um novo conceito de sistema multimídia para deixar o veículo ainda mais conectado. Com a chamada “Conectividade Holística”, a empresa ofereceria ao motorista funções inteligentes, seguras e interativas, por meio de um display maior de interface visual configurável e diálogo de voz adaptável.


Um dos serviços oferecidos é o “Gas and Service Sation of the Future”, com funções de alerta aos motoristas sobre reabastecimento, troca de óleo, troca de pneus e informações de descontos em certos postos de gasolina. Outro serviço é o “Clever Home to Intelligent Vehicle”, que traz informações da casa do motorista no visor do carro, e permite até mesmo aplicativos que apresentem imagens de quem está tocando a campainha, além de reconhecer a rotina diária da pessoa e manter a temperatura ambiente e iluminação ideais.


A plataforma também poderá ter um monitoramento remoto do veículo, com acesso fácil e seguro por meio de uma chave virtual, e com isso, há também a chegada do conceito de identificação segura do motorista. A Continental afirma que ainda há muito a ser desenvolvido dentro do conceito, dependendo da colaboração de fabricantes e outros parceiros. “Utilizando as mais recentes tecnologias, nosso objetivo básico é fazer com que a interação entre o motorista e o carro seja muito menos perturbadora e muito mais natural”, explica Ralf Lenninger, vice-presidente sênior de soluções eletrôncas da empresa.

Divulgação
Divulgação