Continental propõe sistema automotivo integrado


A alemã Continental está investindo no desenvolvimento de inovações pioneiras para o transporte do futuro. Para isso, a companhia criou uma nova divisão internacional que reúne profissionais das áreas de TI (Tecnologia da Informação) e Automotiva que focarão em Sistemas de Transporte Inteligente (ITS, na sigla em inglês). A nova unidade de negócio, intitulada “Continental Intelligent Transportation Systems, LLC”, será instalada no Vale do Silício na Califórnia, Estados Unidos, e será gerida por Seval Oz, especialista em networking de veículos e automação.


“Esse passo é um exemplo da nossa estratégia de fazer com que o carro seja parte integral da ‘internet de Todas as Coisas’. Nossos principais objetivos incluem eliminar os acidentes nas estradas, minimizar o consumo de energia, maximizar o conforto e a praticidade dos veículos e habilitá-los para trocar informações com outros automóveis em tempo real”, afirma Elmar Degenhart, CEO da Continental.


Segundo a empresa, o ITS oferece uma plataforma que busca soluções para os problemas globais de transporte, tais como engarrafamentos, poluição induzida pelo tráfego e acidentes causados por erro humano. Veículos em rede, os quais podem se comunicar instantaneamente com outros veículos e com a infraestrutura local, abrem as portas para possibilidades inéditas de novas funções do usuário.


As aplicações inteligentes, de acordo com a companhia, tornam a condução mais segura e mais amigável ao meio ambiente. Esses usos incluem usar dados de outros veículos e da infraestrutura local ou ainda da nuvem, a fim de informar o motorista sobre perigos ou obstáculos ao longo do percurso, bem como outros fatores, tais como viagens, frota e gestão de tráfego. O desenvolvimento de tais soluções de proteção de dados é de extrema prioridade, e, para isso, a Continental já firmou parceria com a IBM, a Cisco e a Nokia.  

Divulgação Continental
Divulgação Continental