Condutores orgânicos vencem premiação alemã

O “Deutscher Zukunftspreis 2011”, reconhecido como o principal prêmio do Governo alemão para inovação e tecnologia, concedeu o primeiro lugar à equipe de pesquisadores do Instituto Fraunhofer para Microssistemas Fotônicos, IPMS.

O grupo vencedor desenvolveu condutores elétricos feitos a partir de um material orgânico, mais especificamente uma tinta plástica que pode ser utilizada em produtos eletrônicos.

Ainda, os pesquisadores do Instituto, Professor Karl Leo, Dr. Jan Blochwitz-Nimoth e Dr. Martin Pfeiffer, foram homenageados por conta do pioneirismo no campo da eletrônica orgânica.

No lugar de condutores metálicos, há a possibilidade do uso de pedaços de cristais, que apesar de bons semicondutores, têm um processo de fabricação muito trabalhoso, por passarem por alta temperatura e serem cortados em fatias muito finas, o que dificulta sua produção em massa.

A técnica desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer, no entanto, dá um passo a frente na eficiência. A tinta orgânica com plástico em sua formulação, usada também em placas de trânsito, conquista boa condutividade quando misturada a um produto químico e é produzida em processo simples.

Sua condutividade elétrica é 1 milhão de vezes maior que a encontrada em tintas comuns e, por ser flexível, é aplicada em camadas finas em produtos eletrônicos dobráveis.

Este tipo de tecnologia já está disponível para a fabricação em massa de peças utilizadas em televisores, celulares, lâmpadas e células fotovoltaicas de painéis solares.

No último caso, o revestimento tem espessura de no máximo 0,2 micrômetros, mil vezes mais fino do que os condutores utilizados em células solares convencionais, mas ainda não é possível sua produção em série.

Prêmio

O Deutscher Zukunftspreis existe desde 1997 e homenageia inovações notáveis que considerem a ponte entre as pesquisas laboratoriais e sua prática industrial. Os pesquisadores do Instituto Fraunhofer foram contemplados com € 250 mil.

Deutscher Zukunftspreis/Ansgar Pudenz
Deutscher Zukunftspreis/Ansgar Pudenz