Cientistas alemães cultivam hortaliças milionárias


Espinafres, salsas e hortelãs estimados em € 50 mil por quilo estão sendo cultivados por cientistas do Centro de Pesquisas Jülich e da Universidade de Bonn, na Alemanha, para um estudo sobre os efeitos de um composto químico natural no corpo humano, os flavonoides.



O cultivo dessas hortaliças foi realizado em uma câmara de clima especial, construída no Centro alemão. Na câmara foi liberado somente gás carbônico (CO2), importante para o crescimento das plantas e enriquecido com isótopo 13 C. Esse elemento é um tipo de gás pesado e raro, como também é o responsável pelo alto preço dos vegetais: uma garrafa de 4 mil litros desse 'adubo' gasoso custa em torno de € 100 mil.



"O carbono com isótopo 13 C é completamente seguro para as pessoas, ele não é nem radioativo nem tóxico, somente um pouco mais pesado", explica o professor químico especialista em alimentos da Universidade de Bonn, Rudolf Galensa.



Ao mesmo tempo em que a mistura desse gás inflaciona o valor das ervas, possibilita também aumentar nelas o nível de flavonoides, substâncias alvo da pesquisa. Os flavonoides possuem elementos antioxidantes e anti-inflamatórias benéficos à saúde humana e podem ser encontrados em certos alimentos, geralmente em pequena porcentagem.



Objetivo dos pesquisadores com o cultivo especial é aumentar a concentração dessas substâncias nos alimentos, permitindo assim o seu rastreamento no metabolismo humano e avaliação de seus efeitos.



Conforme resultado dos testes realizados pela pesquisadora Maike Gleichenhagen, do Instituto para Ciências da Nutrição e dos Alimentos de Bonn, e por especialistas do instituto TÜV-Rheinland, as hortaliças enriquecidas com a mistura de gás carbônico e isótopo 13 C atendem exatamente a demanda: elas apresentavam uma quota de flavonóides de 90%, sendo que o normal é de até 10%.



Até agora, foram cultivados e colhidos pouco mais de 2 quilos do composto, que deverá fazer parte da dieta de um grupo de voluntários do estudo sobre os efeitos dos flavonoides para o ser humano. Os testes com voluntários terá início em 2012 e será realizado em Bonn. 



Os primeiros resultados da análise deverão estar disponíveis em meados de 2012 e os cientistas já estão planejando uma expansão do estudo, para o qual eles planejam a solicitação de financiamento adicional.

Divulgação
Divulgação