Cientista do Fraunhofer recebe prêmio francês

A Fundação francesa Louis D. concede, anualmente, um prêmio no valor de €750 mil a um pesquisador ou a uma equipe cujas pesquisas tenham tido impacto significativo na ciência. Em 2010, o premiado foi o alemão Frank Dimroth, do Instituto Fraunhofer para Sistemas Solares de Energia de Friburgo, na Alemanha, que desenvolveu células solares com níveis recorde de eficiência.


Diversos pesquisadores vêm desenvolvendo estudos com o objetivo de conseguir utilizar energia solar de forma eficiente e economicamente viável. Dimroth conseguiu essa façanha, junto com sua equipe, ao criar uma célula solar de tripla junção que converte energia do Sol em eletricidade com eficiência de 41,1% – quase o dobro em relação às de silicone que são produzidas atualmente.


O advento representa mais um passo em direção ao desenvolvimento de energias sustentáveis baratas e eficazes. “O prêmio nos mostrou mais uma vez que estamos no caminho certo para desenvolver tecnologias solares. Sistemas de concentradores possuem o potencial de abastecer o sul da Europa com energia solar barata daqui a alguns anos. Com o nosso trabalho, estamos cumprindo uma importante tarefa para o futuro”, destacou Dimroth. 


O pesquisador receberá o prêmio no dia 9 de junho no Institut de France, em Paris.

SXC
SXC