Câmara Brasil-Alemanha dá início à nova edição de programa de aceleração

A Câmara Brasil-Alemanha deu início à 3ª edição do Programa de Aceleração Startups Connected, iniciativa que apoia o desenvolvimento de startups de diversos segmentos e promove negócios entre elas e grandes empresas alemãs. Dez startups de todo Brasil foram selecionadas para a 3ª edição do programa. O objetivo é que ao final da aceleração, as startups tangibilizem suas soluções em um protótipo não funcional ou uma simulação digital e estejam tecnologicamente preparadas para o mercado.

A iniciativa Startups Connected foi criada pela Câmara Brasil-Alemanha em 2016 a fim de aproximar suas empresas dos ecossistemas brasileiro e alemão de startups. Fazem parte dela o Prêmio e o Programa de Aceleração Startups Connected, entre diversas outras atividades.

As startups são selecionadas para a aceleração a partir do Prêmio Startups Connected, que as identifica de acordo com desafios lançados pelas empresas envolvidas na iniciativa. Os desafios representam demandas reais das empresas, que buscam, por meio da iniciativa, parceria e colaboração com startups. Desde a criação da iniciativa foram mais de 600 startups inscritas, 20 startups premiadas, 15 startups aceleradas e 10 negócios gerados.

O programa de aceleração Startups Connected é desenvolvido de acordo com a demanda das startups participantes, sendo feito sob medida para cada startup e seu desafio. Para a viabilização do programa, a Câmara Brasil-Alemanha conta com algumas empresas parceiras associadas que oferecem serviços e produtos estratégicos para o desenvolvimento das startups. Além disso, a Câmara Brasil-Alemanha conta também com a cooperação com o Edital de Inovação para a Indústria SEBRAE/SESI/SENAI. A partir dele é possível oferecer novos benefícios às startups que vão ao encontro do interesse do programa, que é compartilhar o risco financeiro e tecnológico das empresas participantes que estejam em busca de soluções para suas demandas.

“A iniciativa foi criada para desenvolver e conectar startups a desafios de grandes empresas. A partir da cooperação com o Edital de Inovação para a Indústria SEBRAE/SESI/SENAI, conseguimos promover ainda mais o desenvolvimento das startups participantes. Oferecemos às startups mentorias, diagnósticos, roadmaps tecnológicos, intermediação de contatos e viagens para a Alemanha, entre outros benefícios, para que a startup encerre o ciclo de aceleração conosco mais preparada e madura para o mercado”, afirma Bruno Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha e idealizador da iniciativa.

As startups aceleradas nesta edição:

LOTAN
Utiliza a tecnologia do RNA de interferência (RNAi) para o controle de pragas. Vencedora do desafio Agricultura Sustentável, promovido pela empresa Bayer.

Laraia
Oferece mineração de texto e machine learning para otimizar a elaboração de Mapas de Rotas Tecnológicas. Vencedora do desafio Associação Digital, da Câmara Brasil-Alemanha.

Regenera
É o primeiro e único banco de micro-organismos de origem marinha do país disponível para bioprospecção. Vencedora do desafio Crescimento Populacional, da empresa BASF.

QualityStorm
Oferece solução voltada para a digitalização dos processos de inspeção em diferentes áreas da empresa. Vencedora do desafio Excelência Industrial, da empresa Schuler.

Passarelli
Oferece um sistema para leitura, monitoramento e gestão por imagem para barragens e reservatórios. Vencedora do desafio Geração Hidroelétrica Inteligente, promovido pela empresa Voith Hydro.

Enercred
Oferece solução digital que conecta a usina de energia renovável ao consumidor final. Vencedora do desafio Gerenciamento Energético Residencial, da empresa Siemens.

Novidá
Oferece soluções digitais para melhorias de processos, baseada em IoT, Inteligência Artificial e Geolocalização. Selecionada para o programa de aceleração a partir de investimento do BMG UpTech.

Mobilis
Desenvolve veículos elétricos nacionais, usando como fonte de energia baterias de íons de lítio. Vencedora do desafio Mobilidade Conectada, da Volkswagen, e ganhadora de uma viagem de negócios para a Alemanha, promovida pelo DWIH São Paulo com apoio da Lufthansa.

MilênioBus
Leva tecnologia ao transporte público, gerando dados e inteligência. Vencedora do desafio Mobilidade Urbana, do Ministério Alemão do Meio Ambiente (BMU).

Machaerium
Oferece solução inovadora para dessulfurização microbiológica de lignina Kraft. Vencedora do desafio Papel e Celulose, da Voith Paper, e ganhadora de uma viagem de negócios para a Alemanha, promovida pelo DWIH São Paulo com apoio da Lufthansa.