Brasileiros se interessam mais por ciência

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) revela que o interesse dos brasileiros pela ciência cresceu nos últimos quatro anos. O estudo “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”, feito com a colaboração da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), aponta que, de 2006 a 2010, o percentual de pessoas muito interessadas em ciência passou de 41% para 65%.


O tema meio ambiente foi o mais citado entre os entrevistados (83%). Medicina e saúde também despertam o interesse dos brasileiros (81%). Entre os que não se interessam por ciência e tecnologia, 36,7% disseram não entender sobre o assunto, 19,5% nunca pensaram a respeito e 17,8% não têm tempo.


Desafios


Apesar do aumento do interesse e do acesso à informação, por meio da televisão e da internet, a grande maioria dos brasileiros tem pouco conhecimento na área. No total, somente 15% das pessoas abordadas foram capazes de citar uma instituição científica importante no Brasil e poucos puderam indicar o nome de um cientista famoso.


A pesquisa comprova, também, que a presença da população nos espaços científicos (museus, jardins botânicos e centros de ciência) é pequena e desigual. Apenas 8% declararam visitar algum museu por ano – ainda assim, o número é o dobro do registrado em 2006. Na Europa, 20% das pessoas têm esse hábito.


A pesquisa foi realizada em 2010 com cerca de duas mil pessoas em várias regiões do País.

SXC
SXC