Brasil precisa investir em inovação, diz estudo

Para alavancar o crescimento nacional e alcançar uma posição de destaque entre as principais economias globais, o Brasil deverá investir mais em inovação nos próximos anos, aponta o estudo “A década do Brasil”. Realizado pela consultoria Roland Berger Strategy Consultants, o trabalho tem como objetivo analisar o desempenho da economia nacional e indicar os pontos a serem aprimorados.


Embora o cenário econômico favoreça o crescimento do País, os investimentos em inovação não são suficientes para promover o desenvolvimento. Segundo o ranking mundial de inovação do relatório Global Innovation Index, o Brasil caiu da 50ª para a 68ª posição entre 2009 e 2010 e obteve o pior resultado entre os países do BRIC.


Para melhorar essa posição, seria necessária uma parceria entre o setor público e o privado, de forma a estimular novos investimentos. Caberia ao Governo a criação de pólos tecnológicos e redes de cooperação entre empresas e universidades.


Estratégia


Segundo Rodrigo Dantas, co-managing partner da Roland Berger, no início de 2010 diversas empresas reagiram positivamente ante à crise, cortando custos, cancelando investimentos e diminuindo o ritmo.


Agora, elas estão operando de forma cautelosa e em baixa velocidade, analisando mercados, clientes e concorrentes. Portanto, segundo o executivo, “este é o momento para movimentos estratégicos fundamentais e inteligentes”.


Para Dantas, as companhias brasileiras precisam se renovar e investir em inovação e pesquisa, além de motivar o aprimoramento de seus profissionais. De acordo com ele, “a redefinição da posição competitiva futura do Brasil deve ser agora, enquanto os concorrentes internacionais se preocupam com corte de custos.”

Dreamstime/ Aydindurdu
Dreamstime/ Aydindurdu