Brasil e Alemanha querem promover pesquisa conjunta

Os governos brasileiro e alemão querem continuar promovendo o intercâmbio científico entre os dois países. No encerramento do Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Inovação e Tecnologia, oficializado durante a Hannover Messe, na Alemanha, a Ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, Annette Schavan, e o Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, Aloízio Mercadante, anunciaram a intenção de criar um fundo de fomento à pesquisa bilateral para que o trabalho conjunto continue a ser realizado nos próximos anos.


“O Brasil se tornou, durante esse período, um dos parceiros mais importantes da Alemanha no âmbito da pesquisa científica e vai continuar sendo, mesmo com o fim do ano Brasil-Alemanha de Ciência, Inovação e Tecnologia”, disse a ministra alemã.


Durante o ano comemorativo, a Alemanha financiou cerca de 100 projetos e eventos com um total de € 2 milhões, focando principalmente em temas como tecnologias ambientais, engenharia médica, energia e eficiência energética, bio e nanotecnologias.


Fruto dessa cooperação é, por exemplo, o Observatório Geomagnético, que está sendo construído na região central do Brasil, onde a intensidade da radiação é mais alta do que o normal. A parceria entre o Centro de Pesquisa Geográfica da Alemanha e o Observatório Nacional brasileiro quer permitir que pesquisadores dos dois países possam acompanhar as mudanças no campo magnético terrestre e prever o enfraquecimento conta as radiações.

Divulgação / Ministério da Ciência e Tecnologia
Divulgação / Ministério da Ciência e Tecnologia