Brasil e Alemanha juntos na gestão hídrica do DF

Um laboratório móvel de geoquímica da água, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Associação de Pesquisa Ambiental de Lepzig (UFZ), será inaugurado no dia 20 de maio, em Brasília. Ele possibilitará a realização de profundas análises da água, a determinação de contaminação e a identificação da presença de metais, representando um passo importante na melhoria do abastecimento de água da região.


A iniciativa faz parte do Projeto ÁGUA, assinado entre Brasil e Alemanha em 1996, que prevê a cooperação entre os dois países nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. A Companhia de Saneamento Básico do DF (CAESB), a Universidade de Brasília (UNB), o UFZ da Universidade Técnica de Dresden (TUD) e da Escola Superior das Forças Armadas de Munique são alguns dos parceiros do projeto.


 O laboratório móvel desempenhará um papel importante nas próximas etapas do projeto, principalmente no que diz respeito ao estudo dos resultados dos trabalhos de campo realizados. A inauguração do laboratório acontecerá no último dia do “Seminário Água-DF”, que começou nessa segunda-feira. Além da apresentação oficial da novidade, haverá também um workshop com parceiros alemães, que apresentarão um modelo piloto de tecnologia alemã.

SXC
SXC