Brasil deve investir em pesquisa básica


A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está entre os principais parceiros do 3º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação. O evento acontece em 30 de setembro e 1º de outubo, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.


Segundo Helena B. Nader, presidente da SBPC, o Diálogo é importante por sua contribuição para a divulgação científica. Ela afirma ainda que as expectativas para o evento são as melhores possíveis. “A edição de 2014 deve atrair mais jovens que as anteriores.”


“O Brasil deve tomar impulso rumo a patamares mais elevados de desenvolvimento na ciência e na tecnologia. Qualquer iniciativa nesse sentido é enriquecedora e traz em si o desafio da construção de uma nova maneira de ver a educação”, complementa a presidente.


A Matemática em discussão


Na opinião da presidente da SBPC, a escolha da Matemática como tema desta edição é muito oportuna. Para explicar o porquê, Helena cita o pesquisador brasileiro Artur Avila, que em agosto recebeu a Medalha Fields, a mais alta distinção da disciplina em todo o mundo – concedida pela primeira vez a um matemático de país latino-americano. “Acredito que essa é uma importante demonstração de que o País tem ciência de qualidade internacional, mas que é preciso investir e acreditar”, destaca.


A presidente da SBPC lembra que Avila trabalha com pesquisa básica em Matemática e que os resultados de seus estudos poderão ser utilizados em diversas áreas em futuro próximo. “Isso reforça a necessidade de investirmos muito em pesquisa básica, sobretudo se quisermos ter universidades de classe mundial”, conclui.


Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo

SXC
SXC