Bosch fala sobre a mobilidade do futuro


A eletrificação do powertrain está em ritmo acelerado e a atual baixa do preço do petróleo não vai mudar esse fato. A Bosch espera que cerca de 15% de todos os carros novos fabricados em todo o mundo tenham pelo menos um powertrain híbrido até 2025. Para o presidente mundial da Bosch, Volkmar Denner, os avanços tecnológicos da bateria são a chave para baixar o preço desses veículos. Denner, cujas responsabilidades incluem pesquisa e desenvolvimento avançados, acredita que até 2020 as baterias irão fornecer o dobro de densidade energética pela metade do custo atual. 

A União Europeia (EU) estabeleceu metas rigorosas de CO2 para sua frota até 2021. Por esta razão, a Bosch acredita que motorizações híbridas se tornarão padrão para SUVs. Isso dará aos motores a diesel e a gasolina um impulso extra. “A eletrificação levará os motores à combustão a novos patamares”, disse Denner. Com o apoio da parte elétrica, os motores à combustão do futuro irão consumir muito menos combustíveis e serão ainda mais limpos. O torque adicional do motor elétrico irá adicionar mais prazer ao ato de dirigir. Além disso, a queda dos preços das baterias irão tornar os híbridos consideravelmente mais acessíveis. 

Denner usou o exemplo da China para mostrar o quanto é importante os carros elétricos serem adequados para o uso diário de um mercado de massa. Já existem mais de 120 milhões de scooters elétricas nas estradas da China. E naquele país, a Bosch vende a unidade de motor elétrico para as chamadas e-scooters. Com uma velocidade máxima de 40 quilômetros por hora, este transporte é ideal para as condições de tráfego das megacidades. Já a autonomia de 50 quilômetros é suficiente para viagens diárias. 

“A razão desses veículos de duas rodas serem um sucesso tão grande é que elas são a combinação perfeita para as necessidades dos condutores chineses”, disse Denner. E, pelo fato de serem projetados para atender a essas demandas, muitos modelos são mais acessíveis do que outros veículos de duas rodas com motores à combustão. De acordo com Denner, a tarefa agora é fazer com que essas soluções sob medida também sejam possíveis em carros. 

Um app para recarregar a bateria em todo o país



O principal fator que ajuda a tornar a mobilidade elétrica conveniente será a conexão dos veículos com a internet das coisas. “Os carros elétricos são bons, mas carros elétricos conectados são melhores”, ressalta Denner. No momento, a recarga dos veículos é complicada, mas a expectativa é que isso se torne muito mais prático. 

A Bosch Innovations Software, unidade de software e sistemas do Grupo Bosch, desenvolveu um aplicativo que torna a reserva dos pontos de recarga de diferentes fornecedores e o pagamento pela eletricidade significativamente mais fáceis. Até então, isso exigia um cartão diferente para cada fornecedor. Agora tudo que os motoristas precisam é de um smartphone, o aplicativo, e uma conta no PayPal para recarregar seu veículo em qualquer lugar na Alemanha. Além disso, a Bosch também complementa essa solução com um software que conecta 80% de todos os pontos de recarga no país. 

CC/Flickr/David Villarreal Fernandez
CC/Flickr/David Villarreal Fernandez