Bosch desenvolve sistema automatizado e sem motorista

EA07737Bosch e Daimler firmaram uma aliança para o desenvolvimento de um sistema para veículos totalmente automatizado e sem motorista, que deverá estar disponível nas ruas até o início da próxima década. O objetivo é o desenvolvimento em conjunto de software e algoritmos para um sistema de direção autônoma. As sinergias serão estreitadas para tornar essa tecnologia pronta para produção o mais breve possível.

O carro chega ao motorista

Ao promover um sistema totalmente automatizado e sem motorista na condução urbana, as empresas querem melhorar o fluxo do tráfego urbano, aprimorar a segurança rodoviária e construir um importante alicerce para a mobilidade do futuro. Entre outras coisas, a tecnologia aumentará a atratividade do compartilhamento de carro, permitirá que os usuários façam melhor uso do tempo que ficam no veículo e abrirá novas oportunidades de locomoção para aqueles que não têm carteira de motorista.

O objetivo principal é tornar o sistema de condução pronto para produção, permitindo que os automóveis possam conduzir de forma totalmente autônoma nas cidades. A ideia, por traz disso tudo, é possibilitar que o veículo venha até o condutor e não de outra forma. Dentro de uma área urbana predeterminada, as pessoas podem convenientemente usar seus smartphones para agendar um compartilhamento de carro ou um táxi autônomo para levá-los até seus destinos.

Foto: Divulgação Bosch