Bosch desenvolve novo pedal de acelerador ativo


A pressão gerada pelo pé do motorista no acelerador é responsável por um quarto do consumo de combustível. Até agora, a única coisa que poderia ser feita em relação a isso era dirigir suavemente e adotar estratégias de condução ecológica. Neste contexto, a Bosch desenvolveu uma tecnologia de pedal de acelerador ativo que emite uma vibração suave para avisar aos motoristas quando eles estão pisando muito fundo.


“O pedal de acelerador ativo da Bosch ajuda a economizar combustível e também alerta para situações de risco”, afirma Stefan Seiberth, presidente mundial da divisão de Gasoline Systems da Robert Bosch GmbH. Assim, se o veículo conta com um sistema de assistência ao condutor, o pedal se torna um indicador de alerta: em conjunto com o sistema de navegação ou com uma câmera que reconhece os sinais de trânsito, a inovação da empresa emite um sinal de alerta tátil aos condutores se, por exemplo, eles estão se aproximando de uma curva perigosa em alta velocidade. 

Com foco na economia de combustível, o pedal de acelerador ativo auxilia os motoristas a acelerarem o veículo com mais suavidade, fato que possibilita reduzir o consumo em até 7%. Dessa forma, as emissões de CO2 também são proporcionalmente menores. Isto acontece porque a solução pode ser conectada com outras funções automotivas, como a transmissão. Até agora, os únicos indicadores para informar os motoristas sobre o melhor momento para mudar a marcha são os pequenos sinalizadores no painel de instrumento. Já o pedal de acelerador ativo indica, de forma palpável, o melhor momento para a mudança de marcha. “O pedal avisa ao motorista quando a curva de economia e aceleração se cruzam”, diz Seiberth. Ainda assim, se ele quiser acelerar mais antes de trocar a marcha, basta aplicar um pouco de pressão extra no pedal. 

Para mais informações, acesse o webespecial: www.bosch-gaspedal.com


 

SXC
SXC