Big Data é a nova fronteira da tecnologia

O volume de dados produzidos pelo mundo atingiu a marca de 1,8 zettabytes em 2011, de acordo com estudo da Corporação Internacional de Dados (IDC, na sigla em inglês). A empresa americana, especializada em pesquisa de mercado, análise e consultoria na área de tecnologia da informação, estima que esse valor tenda a dobrar a cada dois anos e possa atingir quase 8 zettabytes em 2015.

Chamado de “Big Data”, o fenômeno descreve o aumento da quantidade de dados gerada em uma velocidade cada vez maior. O desafio de estudiosos da área e profissionais do mercado de TI é como utilizar essa massa de informação de maneira organizada e coesa na busca por soluções de problemas cotidianos.

As possibilidades de aproveitamento do conteúdo gerado digitalmente são muitas, e vão desde análises e estudos para a melhoria de ações do poder público até o desenvolvimento de estratégias de mercado focadas no desenvolvimento e personalização de produtos e serviços.

Um estudo conduzido pelo Instituto Fraunhofer, da Alemanha, revelou no final de 2012 três oportunidades-chave na aplicação do “Big Data” no futuro. A primeira delas aponta justamente a facilidade de customização em larga escala, a segunda diz respeito à administração mais eficiente de negócios e processos, e a terceira aponta a tendência para a criação de produtos cada vez mais “inteligentes”.

Falando nisso

No contexto do “Big Data”, o Departamento de Inovação e Tecnologia e o Grupo de Trabalho de Tecnologia da Informação da Câmara Brasil-Alemanha promovem, na próxima quarta-feira (24), uma palestra sobre o tema. O objetivo é apresentar uma visão de como esse dilúvio de dados impacta o dia a dia das pessoas em casa, nas empresas e em qualquer lugar.

O palestrante convidado é o empresário, cientista e visionário Silvio Meira, guru da tecnologia da informação no Brasil e membro do conselho de administração do Porto Digital de Recife, em Pernambuco.

Serviço

Big Data: palestra com Silvio Meira
Quando: dia 24 de abril, de 8h30 às 12h
Onde: Câmara Brasil-Alemanha – Rua Verbo Divino, 1488, 3º andar – Chácara Santo Antônio, São Paulo
Valor para Inscrição: R$40,00
Informações e Inscrição*: http://bit.ly/15mjmUd

*Vagas limitadas. Inscrições abertas até o dia 23/04

 

flickr.com/photos/infocux/
flickr.com/photos/infocux/