BASF trabalha com startups digitais de mobilidade

Jürgen Becky, Senior Vice President Performance Materials bei BASF, erläutert im Auditorium der ARENA2036 welchen Beitrag Chemie für die Mobilität der Zukunft leisten kann. Jürgen Becky, Senior Vice President Performance Materials at BASF, explains how chemistry can contribute to the future of mobility at the auditorium of ARENA2036.
Jürgen Becky, Senior Vice President Performance Materials da BASF.

Por que dirigir até o posto de gasolina, se o posto de gasolina pode ir até você? Esta foi a perguntada levantada pelas mentes criativas que estão por trás da startup POMP. Sua visão: um carro que informa automaticamente seu proprietário sobre o tanque com nível baixo de combustível, sendo abastecido no local através de veículos que realizam o serviço de abastecimento móvel. Com o apoio dos especialistas em aditivos para combustível da BASF, o conceito de posto de gasolina móvel está, agora, sendo desenvolvido mais profundamente.

Esta e outras ideias inovadoras, sobre mobilidade e digitalização, foram apresentadas na EXPO Day, da STARTUP AUTOBAHN, em Stuttgart, em 25 de julho. Em conjunto com outras empresas, como a Daimler, a Porsche e a Hewlett Packard Enterprise/DXC Technology, a BASF tem estabelecido parcerias e realizado um trabalho de mentoring, para startups selecionadas, através de projetos piloto nas áreas de blockchain, tecnologia de sensores, realidade aumentada, produção futura e simulação de produtos.

“Acreditamos que as grandes ideias começam pequenas. É por isso que trabalhamos com jovens empresários que têm o potencial de mudar o futuro da mobilidade e da produção”, disse Jürgen Becky, vice-presidente sênior do segmento de Materiais de Performance da BASF.

Como o principal fornecedor de químicos para a indústria automotiva, a BASF é um forte parceiro inovador e facilitador das soluções de mobilidade do futuro. Como exemplo, os especialistas em plásticos da BASF contribuem com sua competência técnica e know-how em processamento, para um projeto piloto com a startup KREATIZE. A sua plataforma digital facilita a troca direta entre o Fabricante de Equipamento Original (OEM) e o fornecedor. As montadoras conseguem fazer o upload dos arquivos CAD de suas peças automotivas para a plataforma. Devido a um algoritmo de correspondência, eles conseguem encontrar o melhor material processo de produção existentes, fazer o pedido imediatamente e pagar diretamente online.

Outro projeto piloto refere-se às cadeias de abastecimento: como é possível perceber que uma entrega está incompleta ou danificada, mesmo antes de recebê-la? A startup Quantoz, junto com a BASF e a startup Ahrma, acharam uma resposta inteligente para esta pergunta: um palete inteligente que além de informar sobre sua posição e movimento, também dá informações relacionadas ao seu status de carregamento, bem como um possível impacto ou queda. Assim, as peças em falta ou danificadas podem ser novamente pedidas automaticamente. Ao usar a tecnologia blockchain da Quantoz, pode-se aumentar a segurança e a confiança na integridade dos dados. Esta combinação fornece uma visão de um material seguro e transparente e do fluxo de dados no futuro.

Mas a STARTUP AUTOBAHN não é a única iniciativa da BASF relacionada a inovação digital e startups. Com a AgroStart, por exemplo, a BASF oferece suporte a empresas de startup digitais no setor agrícola da América Latina. A BASF também está buscando soluções inovadoras no seu negócio de nutrição e saúde, em parceria com o RocketSpace e seu programa de aceleração de startup TERRA. Além disso, a BASF participa do “Digital Hub Ludwigshafen/Mannheim” localizado em Ludwigshafen, na Alemanha, que faz parte de uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério alemão de Assuntos Econômicos e Energéticos. O centro visa fortalecer as atividades de startups na região metropolitana do Reno-Neckar, aumentar a conscientização internacional no tocante a química digital e saúde digital e colaborar com parceiros científicos do mundo todo acerca de tais temas. Além disso, a BASF quer atrair talentos digitais, tanto para a empresa, quanto para a região.

Foto: Divulgação BASF