BASF inova com material ultraleve


Como fornecer um material que seja, ao mesmo tempo, resistente e ultraleve?  A nova câmara de ar para pneus de mountain bikes da Schwalbe assume tal desafio. A empresa, líder de mercado na Europa em pneus de bicicletas e câmaras de ar, tem trabalhado com a BASF para desenvolver um novo produto, que tem como base o poliuretano termoplástico (TPU) Elastollan. As excelentes propriedades mecânicas da solução da BASF permitem que a espessura da parede do tubo seja reduzida consideravelmente. Isto dá ao Evo Tube uma vantagem importante com relação aos outros produtos à base de borracha butílica: o peso chega a ser reduzido em até 65% em comparação à câmara de ar convencional de um pneu de 29 polegadas e, dependendo do tamanho do pneu, o Evo Tube pode pesar entre 68 e 76 gramas. De acordo com a Schwalbe, o produto estará nas lojas a partir de dezembro deste ano (2015).


O material da BASF: inúmeras vantagens – da aplicação à reciclagem
O poliuretano termoplástico da BASF é surpreendente por suas inúmeras e úteis características materiais. Ele é particularmente resistente ao desgaste e à abrasão e, portanto, possui longa duração. Além disso, uma câmara de ar feita com este polímero pode suportar um nível muito elevado de carga contínua e, apesar da espessura da parede ser reduzida, ele mantém uma pressão de ar constante durante longos períodos. Uma característica interessante da solução desenvolvida com a Schwalbe é que a câmara de ar, a base e a haste da válvula foram todos feitas de materiais à base de Elastollan. Isso simplifica o processo de produção e também permite que o produto seja facilmente reciclado. “Graças ao nosso amplo portfólio de tipos adaptáveis de Elastollan, conseguimos encontrar a combinação perfeita de materiais para fazer o novo Evo Tube”, explica Sascha Mattfeld, da divisão de Vendas de Poliuretanos Termoplásticos da BASF.


A BASF deu assistência a Schwalbe por um período de dois anos com a seleção do material, a realização de ensaios de produção e o fornecimento de componentes pré-fabricados do Centro de Engenharia de Aplicação próprio da multinacional alemã. Durante o projeto, foram realizados amplos testes mecânicos de tensão, especialmente no que diz respeito à temperatura, resistência à pressão e permeabilidade do gás. “Nossa parceria com a BASF foi construtiva em todos os sentidos: recebemos apoio intensivo, aconselhamento e um fornecimento de amostras dos componentes durante todo o período do projeto”, acrescenta Marcus Lambertz, gerente do produto Evo Tube na Schwalbe. “Já estamos trabalhando no desenvolvimento de mais versões baseadas no mesmo material”, completa.


O poliuretano termoplástico Elastollan da BASF possui uma vasta gama de possíveis aplicações em outras indústrias e setores, como no mercado automobilístico ou nas áreas de engenharia mecânica e médica. O Elastollan também pode ser processado de diversas formas, sendo moldado por injeção, extrusão ou por sopro. 

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