Basf inaugura Casa de Eficiência Energética em SP

A BASF inaugurou, em São Paulo, sua primeira Casa de Eficiência Energética no Brasil, a CasaE. Essa é a décima unidade construída pela empresa no mundo e pretende mostrar ao mercado soluções e produtos desenvolvidos para tornar as construções mais sustentáveis e eficientes. Segundo a companhia química alemã, a economia de energia da casa chega a quase 70% graças ao uso de materiais diferenciados. A iniciativa faz parte da Temporada da Alemanha no Brasil, que acontece de maio de 2013 a maio de 2014.

“O projeto traz muitas novidades para o mercado de construção brasileiro e coloca à disposição da indústria a mais diferenciada tecnologia em materiais de alta performance, eficiência energética e proteção climática. Nosso compromisso é transformar a química para oferecer soluções inovadoras e economicamente viáveis. Dessa forma, contribuímos com a construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, diz Alfred Hackenberger, residente da BASF para a América do Sul.

De acordo com a BASF, esse tipo de construção é o foco da empresa para os próximos anos, pois, com o aumento da demanda por moradias nos grandes centros, cada vez mais será necessário pensar em formas de preservar o meio ambiente sem eliminar o conforto das pessoas. Estima-se que em 2050 cerca de 75% da população mundial viverá em cidades.

A CasaE

Com 400m2, a residência localizada na avenida Vicente Rao, zona Sul da capital paulista, recebeu investimento de cerca de R$ 3 milhões. O projeto apresenta soluções para redução do consumo de água, energia e emissão de CO2, e responde, segundo a BASF, a questões fundamentais do mercado de construção sustentável relacionadas a rapidez dos processos, moradias mais acessíveis, durabilidade dos materiais utilizados e seu reaproveitamento, além da saúde e conforto das pessoas que habitarão os espaços.

O diferencial da CasaE, de acordo com a companhia, começa pelo sistema construtivo, que consiste em blocos de poliestireno expandido que proporcionam isolamento térmico. Espumas especiais foram aplicadas nas paredes e no teto para dar conforto acústico e térmico. No processo de construção ainda foram utilizados tintas, vernizes e adesivos com pigmentos especiais que atuam no controle da temperatura e que também contribuem para um menor gasto de energia, reduzindo consideravelmente o uso de ar condicionado, por exemplo.

A obra ainda recebeu pisos drenantes, fabricados com compostos especiais e que evitam o acúmulo de água na superfície. Também estão presentes na casa  produtos especiais voltados para revestimento, impermeabilizantes e antiderrapantes.

“O interior do imóvel ganhou tinta antibactéria, que diminui 99% das bactérias nas paredes, proporcionando um espaço mais protegido de doenças. A parte externa recebeu cobertura de tinta contra mofo e tinta acrílica com maior rendimento e durabilidade. Todo o paisagismo foi pensado para valorizar as espécies nativas e os eletrodomésticos, e a iluminação contam com o que há de mais moderno em termos de economia de energia e design”, acrescenta a BASF em comunicado.

Segundo a companhia química, a CasaE brasileira passará agora por estudos de ecoeficiência que avaliarão os produtos empregados na sua construção. A visitação pública ao local, bem como sua operação, serão efetivados logo que as documentações formais forem liberadas, o que deverá ocorrer dentro das próximas semanas.

Divulgação BASF
Divulgação BASF