BASF fecha parceria para construção de computador de pesquisa

CC Pixabay UnsplashA BASF SE e a Hewlett Packard Enterprise (NYSE: HPE) anunciaram que, este ano, entrarão em um acordo de colaboração para desenvolver um dos maiores supercomputadores do mundo para pesquisa química industrial, na sede da empresa alemã, em Ludwigshafen.

“O novo aparelho promoverá a aplicação e o desenvolvimento de abordagens complexas de modelagem e simulação, abrindo novos caminhos para nossa pesquisa”, disse Martin Brudermueller, vice-presidente do Conselho de Administração e diretor de Tecnologia da BASF.

Com o novo sistema, será possível responder questões complexas e reduzir o tempo necessário para obtenção de resultados de vários meses para dias, em todas as áreas de pesquisa. Como parte da estratégia de digitalização, a BASF planeja expandir significativamente suas capacidades, afim de executar experimentos virtuais com a tecnologia. A empresa reduzirá o tempo de comercialização e os custos.

“Na atual economia baseada em dados, a computação de alta performance desempenha um papel fundamental na condução de avanços na exploração espacial, na biologia e nas pesquisas de inteligência artificial”, afirmou Meg Whitman, presidente e CEO da Hewlett Packard Enterprise. “Esperamos que este supercomputador ajude nossa parceira a realizar cálculos com velocidade, gerando uma ampla gama de inovações para resolver novos problemas e auxiliar no avanço do mundo”.

Desenvolvido e construído com a tecnologia HPE, o novo supercomputador será composto por várias centenas de nós. O supercomputador também irá potencializar os sistemas da companhia, oferecendo aos clientes maior eficácia na administração de uma forma mais simplificada e flexibilidade para combinar suas soluções com o volume de trabalho.

Foto: CC/Pixabay/Unsplash