BASF e VW concedem prêmio de ciência


Volkswagen e BASF lançam hoje (21) uma iniciativa internacional para promover o ramo de pesquisas avançadas em eletroquímica. O “Science Award for Electrochemistry” (Prêmio de Ciência Eletroquímica, em português) tem o objetivo de fomentar e estimular a conquista de resultados cada vez mais notáveis no desenvolvimento de dispositivos de alta performance para armazenamento de energia. O prêmio será concedido anualmente a cientistas de destaque de todo o mundo. A premiação em dinheiro será de €50mil, uma das mais altas para eventos desse tipo. Pela primeira vez, um prêmio científico industrial será concedido em conjunto por duas grandes companhias.


A eletroquímica constitui uma base essencial para o desenvolvimento de futuros dispositivos de armazenamento de energia. Sem a tecnologia dessa área, nem o suprimento de energia renovável, nem futuros sistemas como a mobilidade por eletricidade serão possíveis. Os atuais equipamentos ainda não apresentam capacidade de serviço adequada para atender à demanda diária dos consumidores.


Por esse motivo, BASF e Volkswagen buscam motivar os pesquisadores a aprimorar seus trabalhos e avançar nas descobertas para a aplicação da eletroquímica com mais eficiência no campo energético. O prêmio em dinheiro é voltado para o financiamento inicial de atividades complementares de pesquisa, e deve ser usado na compra de equipamentos, preparação de conferências acadêmicas ou para contratação de equipe científica.


“Essa iniciativa tem o objetivo de motivar e estimular pensamentos inovadores. Temos a ambiciosa meta de assegurar que os sistemas de bateria da Volkswagen facilitarão e tornarão confiáveis as operações diárias por 10 anos”, afirma o Dr. Martin Winterkorn, presidente do Conselho de Administração da Volkswagen. O Grupo Volkswagen vem lançando modelos híbridos, combinando energia elétrica e por combustão, desde 2010. Ainda em 2012 será lançada uma edição limitada do Audi R-8 e-tron, veículo totalmente elétrico. Nesse mesmo molde, está previsto para 2013 o lançamento do XL1, híbrido, e também do E-up e Golf Blue-e-Motion, 100% elétricos.


Por ser a maior fornecedora do mundo na indústria química automotiva, a BASF trabalha intensamente no desenvolvimento de inovadores componentes de bateria, como materiais de catodo e eletrólitos, que permitem a produção de baterias de íon-lithium de alta performance. A empresa está fazendo contribuições essenciais para o desenvolvimento de veículos elétricos sustentáveis e ecologicamente corretos. “Baterias são a tecnologia chave para a mobilidade por eletricidade no futuro. Com o Prêmio de Ciência Eletroquímica, apoiamos cientistas altamente qualificados em todo o mundo para que futuras tecnologias em baterias possam ser desenvolvidas ainda mais rápido”, explica o Dr. Kurt Bock, presidente do Conselho de Diretores Executivos da BASF.  “Nossos materiais de alta performance e outros componentes funcionais inovadores tornarão as baterias mais leves, baratas e eficientes, garantindo maior tempo de direção aos veículos”, completa Bock.


 


Informação


Os candidatos podem se inscrever no site www.science-award.com. Lá, todos os pré-requisitos, as instruções e documentos necessários estão listados. O período de inscrições vai até o dia 3 de agosto de 2012. A cerimônia de premiação acontecerá em Wolfsburg (Alemanha), em 22 de outubro deste ano.

flickr.com/autoviva
flickr.com/autoviva