BASF e Poietis unidas em tecnologia 3D


BASF e a Poietis, a primeira empresa do mundo a desenvolver a tecnologia 3D de bioimpressão (ou bioprinting) assistida por laser, assinaram um acordo de pesquisa e desenvolvimento com foco no mercado de cosméticos. Com base na experiência combinada de ambas as empresas – em engenharia de tecidos e em bioimpressão – o acordo tem por objetivo aplicar a tecnologia da Poietis no aprimoramento da fabricação do tecido Mimeski da BASF.


A tecnologia 3D de bioimpressão assistida por laser – por meio da qual tecidos orgânicos podem ser reproduzidos – permite um posicionamento preciso das células da pele em estruturas tridimensionais. Com o uso dessa tecnologia, as células podem ser cultivadas dentro do modelo de pele Mimeskin que é o equivalente mais próximo ao tecido fisiológico original da pele humana.


“Estamos extremamente satisfeitos com essa parceria. Com um grande conhecimento em soluções para o mercado de dermocosméticos, a BASF compreende os benefícios da bioimpressão 3D assistida por laser, em comparação com as tecnologias convencionais de cultura de células e outros métodos de bioprinting. A parceria também enfatiza os modelos de tecidos obtidos a partir da bioimpressão como uma alternativa aos testes em animais”, ressalta Fabien Guillemot, presidente e fundador da Poietis.


A tecnologia bioprinting da Poietis refina o modelo de pele da BASF Mimeski devido a sua avançada resolução de impressão. A tecnologia bioprinting assistida por laser será utilizada como primeiro passo para a reprodução automatizada do Mimeskin, seguida por modelos mais avançados que contêm tipos de células adicionais.


“Comparado a outros métodos de bioimpressão, a tecnologia assistida por laser fornece resolução maior quando se trata da padronização das células. A parceria com a Poietis permite à BASF garantir sua vantagem estratégica no que se refere à compreensão dos mecanismos da pele e ao suporte para o desenvolvimento e testes de bioativos cosméticos para aplicações em cuidados com a pele”, afirma Dr. Sebastien Cadau, responsável pelo desenvolvimento de engenharia de tecidos na BASF. 

Divulgação BASF
Divulgação BASF