BASF e Coopercitrus apresentam tecnologia para aplicação de defensivos com drone

O setor sucroenergético é um dos mais importantes do país, com produção de etanol, açúcar e energia elétrica. Os fornecedores de tecnologias do setor têm um papel fundamental para suprir os produtores de soluções que possibilitem uma maior rentabilidade nas lavouras. O manejo inadequado de pragas, doenças e plantas daninhas podem gerar perdas significativas de produtividade, por isso, a importância do investimento em soluções que auxiliem na longevidade do canavial.

Durante a Feacoop 2018, a BASF fomentou discussões sobre os principais métodos de controle fitossanitário, que contribuem para um maior potencial produtivo dos canaviais. O evento, organizado pela Coopercitrus, ocorreu entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, na EECB (Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro), em São Paulo.

Um dos destaques da empresa é o AgroStart, programa da BASF e ACE que faz a gestão e aceleração de startups focadas em soluções para o agronegócio. A Arpac, uma das startups envolvidas no programa, apresentou uma tecnologia que auxilia na pulverização agrícola utilizando drones para o manejo fitossanitário dos canaviais.

“Com o AgroStart, conseguimos estruturar nossa startup e validar toda a parte agronômica da aplicação por drone. Hoje, apresentamos um sistema de pulverização, com aplicação localizada e precisa, capaz de entregar resultados aos nossos clientes com o controle de pragas e doenças”, comenta Eduardo Goerl, co-fundador da ARPAC.

“Esta parceria com a BASF proporcionará aos nossos cooperados um menor custo de produção e aumento de produtividade nas lavouras. Queremos oferecer soluções inovadoras para atender as necessidades de cada produtor de forma sustentável e sem desperdício de recursos”, comenta Tiago Aleixo, gerente de Serviços de Tecnologia da Coopercitrus.

A BASF também apresenta seu portfólio completo de soluções para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas em cana-de-açúcar, a empresa aborda a importância da fixação biológica de nitrogênio e interação com o manejo químico para aumento da produção do cultivo.

“Para 2018, teremos o lançamento de uma nova solução que, além do controle de pragas e doenças, irá de proporcionar maior longevidade nos canaviais. Será a primeira solução a ser disponibilizada no mercado que integra produtos químicos e biológicos na mesma oferta, agindo simultaneamente para garantir sanidade, longevidade e produtividade para a cultura”, comenta Leandro Pessente, gerente de Marketing de Cana-de-açúcar da BASF.

Foto: Divulgação BASF