BASF e ACE lançam aceleradora de startups para agronegócio

sxcA química BASF e a ACE, aceleradora de startups, unem-se em um programa para desenvolver e promover startups focadas em soluções para o agronegócio, o AgroStart. A iniciativa contempla todo o processo necessário para que a startup possa validar e escalar o seu negócio no mercado agrícola em um prazo de até seis meses.

Serão selecionadas empresas que tragam soluções para automatização, tomada de decisão, qualidade da vida no campo e gestão da lavoura, utilizando plataformas como Big Data, Internet das Coisas (IOT) e mobilidade.

“Enxergamos na inovação aberta a solução para encontrarmos respostas aos desafios presentes no campo e entendemos que o processo de cocriação é uma das mais ricas fontes de diferenciação para as empresas. Por isso, unimos a expertise para promover o desenvolvimento de startups que tragam boas propostas de tecnologia para a agricultura”, ressalta Fábio Del Cistia, vice-presidente de Marketing da BASF para Proteção de Cultivos na América Latina.

A seleção para a primeira etapa do AgroStart começou no dia 29 de agosto e vai até o dia 18 de setembro. Os empreendedores interessados em participar do programa precisam oferecer soluções que auxiliem a cadeia agrícola em cinco importantes desafios: gestão da lavoura, automação no campo, gestão de estoques, agricultura de precisão e rastreabilidade. As inscrições podem ser feitas no site www.agrostart.basf.com.br e o programa se estende a startups de toda América Latina.

Nesta edição, três startups serão selecionadas e cada uma delas receberá recursos financeiros para desenvolver seus projetos. Os empreendedores contarão com o suporte metodológico, expertise, rede de mentores e parceiros da ACE, empresa que já acelerou mais de 70 startups desde 2012, e com todo o know-how da BASF, que conta com profissionais especializados em diversas áreas do agronegócio, acesso ao mercado na América Latina e uma cultura de inovação aberta.

“O agronegócio é um dos segmentos que acreditamos que mais será impactado pela revolução das startups. Nossa visão é de longo prazo e tem o objetivo de colocar a América Latina no mapa global da inovação em AgTech”, comenta Pedro Waengertner, CEO e sócio fundador da ACE. 

“Um programa de aceleração de startups que visa trazer soluções inovadoras ao agronegócio requer acompanhamento, gestão e mentoring, por isso ambas as empresas participarão de todas as etapas do projeto. Quem empreender no programa irá oferecer à cadeia agrícola uma inovação tecnológica que mudará a gestão feita no campo, trazendo benefício tanto para quem utiliza as ferramentas como para os agentes que desenvolveram a solução”, reforça Fábio Del Cistia.

Ao final do programa AgroStart, a BASF avaliará oportunidades de investimento nos projetos mais bem-sucedidos, por meio de seu fundo próprio, BASF Venture Capital. O empreendedor também terá a possibilidade de estabelecer parcerias com a empresa química em busca de funding, compra ou distribuição de seus produtos e/ou serviços, além de poder expandir seu negócio para até 20 países. 

Foto: SXC