Audi apresenta sua produção inteligente


A produção inteligente já é uma realidade. O cenário dessa nova tendência traz, cada vez mais, seres humanos e robôs trabalhando lado a lado, peças automotivas emergindo de uma impressora 3D, e carros sendo guiados no modo pilotado desde a linha de montagem. Nesse novo ambiente fabril, encontra-se a Audi, que já vem desenvolvendo e implementando uma visão da fábrica do futuro com a inserção de uma planta inteligente.

A fabricante de automóveis apresentou sua nova realidade no último dia 22 de maio, durante a Assembleia Anual de Acionistas da empresa. “A produção de automóveis como a conhecemos hoje não existirá mais no futuro. Ela se tornará mais conectada, inteligente e eficiente. Ao mesmo tempo, nossos funcionários continuarão a ser os impulsionadores da produção com sucesso”, declarou o Membro do Conselho Administrativo da Audi para Produção, Prof. Dr. Hubert Waltl. “Novos especialistas, como arquitetos de redes, virão cada vez mais para a nossa indústria. Com seus conhecimentos de TI, eles configurarão o maquinário para que todos os processos sejam extremamente bem coordenados e os equipamentos da fábrica apoiem os funcionários de forma otimizada”.


Em muitas áreas de produção na Audi, a fábrica inteligente já é hoje uma realidade, como mostra a revista Encounter: com a ferramenta de realidade aumentada “Window to the World” (“Janela para o Mundo”), por exemplo, os funcionários do centro de pré-produção em série combinam os mundos virtual e físico para o desenvolvimento de automóveis de forma extremamente precisa. O sistema permite projetar componentes virtuais em 3D no carro. Na divisão de ferramentaria da Audi, uma impressora 3D produz complexas peças metálicas, e ferramentas inteligentes são capazes de distribuir de forma exata as forças de alta pressão para estampar peças a partir de placas metálicas com uma precisão de centésimos de milímetro. E no processo de montagem na planta de Ingolstadt, um robô trabalha com os funcionários na linha de produção sem uma cerca protetora, passando os componentes para eles na velocidade correta e em uma posição ergonomicamente agradável.


Na revista Encounter, sob o título “Fábrica Inteligente,” a Audi também oferece um rápido olhar sobre o modo como a produção de automóveis poderá parecer no futuro distante: a fabricação com ilhas de competência ao invés de linhas de montagem, com drones para transportar rapidamente os materiais, e com carros que já são guiados no modo pilotado desde os galpões de montagem.


A publicação faz parte da série “Encounter” e pode ser baixada no Audi Media Services; a versão online está disponível em http://www.audi-encounter.com/


 

Divulgação Audi
Divulgação Audi