Aplicações GROB promovem conectividade na produção

B GrobA GROB está dando um passo importante no que se diz respeito a inovação por meio do sistema de Manufatura GROB-NET4Industry, que é uma tecnologia web, quepromove a transparência e a conectividade ao longo de todo o processo de produção. O GROB-NET4Industry é composto por  diversos componentes modulares que podem ser combinados e customizados, garantindo a solução ideal para cada aplicação específica. Essas aplicações formam a base para os requisitos da Indústria 4.0 de uma forma flexível e produtiva.

Os módulos do GROB-NET4Industry permitem ainda uma admnistração direta e indiretamente nas áreas do processo de usinagem – visando alcançar a utilização mais eficiente das máquinas de alta precisão e qualidade. Desde o planejamento, o monitoramento e a análise de produção à visualização do processo de usinagem do produto, solicitações de Service e manutenção, todas as áreas de produção estão integradas.

Os módulos GROB-NET4Industry têm uma plataforma de integração para todos os tipos de máquinas e estarão disponíveis nos comandos SIEMENS, HEINDENHAIN e FANUC. O objetivo é ser capaz de implementar conceitos de digitalização independentes do fabricante e oferecer a todos os clientes suporte ao projeto. Até mesmo companhias e usuários sem uma infraestrutura de TI especializada podem iniciar de forma inteligente sem precisar investir muito tempo.

O recém-desenvolvido painel de controle GROB4Pilot permite operações de produção quase inteiramente sem o uso de papel. O conceito multifuncional e interativo de operação é de última geração, exibindo uma tela capacitiva sensível ao toque, conectividade à internet e suporte 3D, que permite descrever todos os processos relacionados à usinagem. Um novo meio de trabalhar é disposto através de uma função de feedback e um panorama geral apoiado por recursos visuais.

Em cooperação com a Associação Alemã das Fabricantes de Máquinas-ferramenta (VDW, na sigla em alemão), a GROB-WERKE está envolvida ativamente no desenvolvimento da mútua conectividade da máquina. Foi realizado um trabalho neste projeto de IoT (Internet of Things), abrangindo todas as fabricantes, desde fevereiro de 2017. O objetivo é criar um padrão para a conectividade e rede de máquinas. “Juntos somos mais fortes” é o lema para esta vertente da Indústria 4.0. Ao identificar soluções em conjunto, seremos capazes de oferecê-las no mercado de forma mais eficiente e econômica. O plano é para o primeiro protótipo baseado na tecnologia OPC UA e aberta a todos os protocolos comuns ser desenvolvido até o segundo trimestre de 2018, almejando ser apresentado e lançado durante a feira AMB 2018.

No futuro, a clássica engenharia mecânica será gradualmente influenciada por soluções de software e algoritmos. A GROB-WERKE não quer apenas fazer parte dessa mudança, como pretende desempenhar um papel de liderança nessa área. Nós queremos formar e definir essa era.

Foto: Divulgação GROB