Alemão desenvolve software para proteger fotos

Desenvolvido pelo professor de Segurança da Informação e Criptografia da Universidade de Saarland, Micheal Backes, o software X-pire será lançado oficialmente na próxima semana. Atualmente só um protótipo, o programa promete proteger as fotos postadas na internet para que não fiquem armazenadas no banco de dados da rede por tempo indeterminado.


Segundo o criador, o X-pire será importante principalmente para jovens na faixa dos 12 a 18 anos, que depois de alguns anos podem se arrepender de ter um arquivo permanente das suas fotos da adolescência.


O programa cria uma senha diferente para cada foto e o usuário marca uma data de validade para que o software elimine a imagem de todo banco de dados da internet, por meio da senha de identificação. Para utilizar o programa por um mês, o cliente terá que pagar uma assinatura de cerca de € 10 (US$ 13).


Porém, o próprio site de produto afirma que ainda existem problemas que não podem ser resolvidos. Enquanto a foto estiver postada na rede, por exemplo, não existe um mecanismo que impeça outros usuários de copiar e distribuir as imagens de forma que ela não seja apagada quando a data de validade expirar.


Segundo a Ministra da Alimentação, Agricultura e Proteção ao Consumidor, Ilse Aigner, a criação dessa “borracha para internet” é muito importante mas o governo ainda tem que se comprometer a ajustar a Lei da Privacidade para a Era da Internet.

RegierungONLINE/Ulf Dieter
RegierungONLINE/Ulf Dieter