Alemanha promove Ano da Ciência

A pesquisa científica na área da saúde será o tema de discussões promovidas pelo Ano da Ciência em toda a Alemanha. Ao longo dos próximos 12 meses, especialistas e diversos segmentos da sociedade, incluindo crianças e jovens, serão convidados a participar de debates e atividades organizados pelo Ministério de Educação e Pesquisa – BMBF (Bundesministerium für Bildung und Forschung) e outros 100 parceiros que atuam no campo da ciência, economia e cultura.


A campanha “Ano da Ciência 2011 – Pesquisa para a nossa saúde” (Wissenschaftsjahr 2011 – Forschung für unsere Gesundheit) pretende debater e incentivar estudos sobre doenças como câncer, problemas de coração e pulmão, diabetes e demência; além de discutir temas como nutrição e prevenção de doenças, medicamentos e a transferência de conhecimento.


Atividades lúdicas desenvolvidas especialmente para as crianças visam despertar o interesse pela biologia e pela pesquisa científica.


O diálogo entre os cientistas e a sociedade ocorrerá também na internet durante o ano todo, para que o governo possa ouvir as críticas, sugestões e experiências da população.


A iniciativa é fruto do programa “Pesquisa da saúde: pesquisa para as pessoas”, que o BMBF mantém há 10 anos. Nos próximos quatro anos, o projeto receberá € 2,2 bilhões, dos quais € 1,2 bilhão serão subsidiados pelo governo federal.

REGIERUNGonline / Maro version-foto.de
REGIERUNGonline / Maro version-foto.de