Alemanha lança projeto de especialização em TI

A falta de mão-de-obra qualificada é um problema que atinge não só a Alemanha, mas o mundo todo. Em junho deste ano, o Instituto de Economia Alemã de Colônia ((Institut der deutschen Wirtschaft Köln) revelou que faltavam cerca de 65 mil matemáticos, especialistas em informática, cientistas naturais e técnicos no país.


A área de Tecnologia da Informação não sofre só com a falta de mão-de-obra especializada como também com a falta de líderes. Em decorrência das adversidades enfrentadas por esse ramo, o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha apresentou o projeto Software-Campus na cúpula de Tecnologia da Comunicação em Dresden.


Segundo a Ministra da Educação e Pesquisa alemã Dra. Annette Schavan, o país pretende, “com o Software-Campus, formar os futuros líderes em Tecnologia da Comunicação e também cuidar para que os formandos da escola técnica estejam preparados para os desafios dos próximos anos”.


No projeto deverão ser graduados 100 mestres e licenciados em informática por ano. Além das matérias técnicas, os alunos também cursarão disciplinas de gestão e estratégia para liderar uma empresa, posicionamento de mercado e gestão de inovações.


Futuramente o projeto visa ter 50% de estudantes estrangeiros. Para Schavan, “promover mão-de-obra de ponta dentro da Alemanha e entusiasmar especialistas estrangeiros pelo país é o caminho certo para que o setor de Tecnologia da Informação avance na Alemanha”.


Com volume total de € 10 milhões por ano o projeto será financiado igualmente pelo Ministério da Educação e Pesquisa e por empresas privadas, entre elas, SAP AG, Software AG, Siemens AG, Roberto Bosch GmbH, Deutsche Post, Deutsche Telekom AG e o Centro de Pesquisas de Inteligência Artificial da Alemanha (DFKI).

Regierungonline/Bergamnn,Guido
Regierungonline/Bergamnn,Guido