Alemanha discute regras para carros autônomos


Montadoras alemãs estão considerando usar gravadores no estilo das caixas-pretas de aviões em carros auto dirigíveis, ideia controversa num país preocupado com vigilância, mas passo talvez crucial para permitir que a tecnologia chegue às estradas. A Mercedes-Benz e a BMW estão entre as montadoras que desenvolveram carros autônomos ou semiautônomos, junto com o Google. A Audi também tem um protótipo que encontra uma vaga e estaciona sem qualquer intervenção humana.


Mas enquanto alguns itens, como estacionamento assistido, estão comercialmente disponíveis, questões jurídicas estão prejudicando a implantação de outras tecnologias, tais como ultrapassagens automáticas nas autoestradas, e os carros totalmente autônomos permanecem sendo protótipos.


A instalação de um gravador de dados no estilo dos usados em aeronaves poderia ajudar a resolver algumas questões, dando a fabricantes e seguradoras clareza sobre quem é responsável quando um carro auto dirigível se envolve num acidente. A questão está sendo debatida em mesa-redonda sobre condução autônoma da Alemanha.


O grupo tem como objetivo assegurar que a Alemanha não perca a sua vantagem na fabricação de automóveis e inclui funcionários do governo, montadoras, advogados, defensores da privacidade e executivos de seguradoras encarregados de identificar deficiências na regulação da Alemanha, conhecimento tecnológico e enquadramento jurídico.


Com 90% dos acidentes causados por erro humano, os engenheiros das montadoras estão convencidos de que deve ser dada mais liberdade aos carros para intervir e ajudar os motoristas numa situação de perigo da mesma forma que os computadores ajudam os pilotos a pousar aviões. Mas uma questão crucial que está sendo debatida por um subgrupo da mesa redonda gira em torno de responsabilidade.


A lei alemã não faz distinção entre um carro num acidente em que estava dirigindo de forma semiautônoma ou completamente sem o condutor, apesar de haver uma diferença enorme de tecnologia.


Com informações Reuters

Divulgação Audi
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