Workshop visa aproximação de universidades e empresas do Brasil e Alemanha

BandeirasO workshop Brazil meets Germany – Science meets Business, realizado em abril, em Porto Alegre, marcou o lançamento do projeto Co-Creation Factory, uma iniciativa envolvendo instituições de ensino superior e empresas parceiras na Alemanha e no Brasil.  

Com o apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP) e promovido pela Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o seminário foi realizado em parceria com o consórcio alemão Universidades de Ciências Aplicadas (UAS7), da Technische Hochschule Nürnberg (Universidade Técnica de Nürnberg) e a SAP Labs America Latina. 

A abertura do evento contou com as participações do cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Stephan Traumann, e do coordenador do DWIH-SP, Marcio Weichert. “É com grande expectativa que apoiamos este evento. Aguardaremos ansiosos que dele nasça um projeto de colaboração criativa entre jovens pesquisadores e empresas em busca de inovações. O que vi neste seminário na PUCRS indica que estão no caminho certo”, declarou Weichert. 
 
Questões atuais como “Design Thinking”, Gestão da Diversidade, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Aprendizagem e Inovação Digital foram tema das cinco oficinas do workshop, ministradas por especialistas alemães e brasileiros. Ao final do evento, os participantes puderam compartilhar informações e debater as considerações finais de cada um dos grupos.  
 
Segundo os organizadores, o objetivo do projeto é proporcionar um ambiente de aprendizado que permita aos estudantes tanto entender as necessidades das empresas, quanto utilizar os conhecimentos adquiridos originalmente nos estudos. Para as empresas, a parceria significa a oportunidade de aproveitar novas ideias vindas da academia, bem como de recrutar recém-graduados que estejam bem preparados para os desafios do mundo empresarial.   

 Com informações do Centro Alemão de Ciência e Inovação – DWIH São Paulo 

Foto: AHK São Paulo / Carlo Ferreri