Lançado o edital Probral de fomento a projetos de pesquisa

Pesquisadores brasileiros e alemães que trabalham em parceria têm ótima oportunidade de fomento para as suas pesquisas com o lançamento do novo edital do programa Probral, que tem inscrições abertas até 18 de junho de 2018. O programa apoia projetos conjuntos desenvolvidos por grupos dos dois países vinculados a instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sendo pelo menos uma no Brasil e uma na Alemanha. O Probral prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e aquisição de material para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha. Serão escolhidos 30 projetos para receber o fomento pelo período de dois anos, começando em janeiro de 2019.

O programa é fruto de mais uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). As propostas podem ser de qualquer área de conhecimento e devem prever a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de ambas as equipes.

O edital de 2018 está disponível aqui. O site da Capes tem, ainda, uma página dedicada ao Probral, com a visão geral do programa e os editais antigos.

Os professores brasileiros devem apresentar suas candidaturas junto à Capes. Já os professores alemães devem solicitar o apoio junto ao DAAD na Alemanha e buscar as informações necessárias no site do Programa PPP, denominação dada ao Probral no lado alemão. O contato do DAAD na Alemanha para esclarecer dúvidas dos professores alemães relativas a esse programa é Cornelia Pochert (pochert@daad.de).

CRONOGRAMA
Até 18 de junho de 2018: inscrição das propostas
Novembro ou dezembro de 2018: análise dos projetos
Até dezembro de 2018: divulgação do resultado
A partir de janeiro de 2019: início das atividades dos projetos selecionados

Foto: Divulgação DAAD