FAPESP e DFG celebram 10 anos de parceria

parceria-shutterstockO evento comemorativo por ocasião dos 10 anos da cooperação entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) acontecerá no próximo dia 28 de setembro, no Auditório da FAPESP, em São paulo. O momento contará ainda com a Leibniz Lecture do Prof. Dr. Frank Allgöwer, diretor do Institute for Systems Theory and Automatic Control da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, e Vice-Presidente da DFG. Além da Leibniz Lecture, intitulada Autonomous cars, smart energy distribution and Industry 4.0: Towards the new cybernetics of the 21st century, haverá apresentações de projetos de pesquisa realizados entre pesquisadores do Brasil e da Alemanha, com fomento das duas agências.

O Prêmio Gottfried Wilhelm Leibniz é o mais prestigioso prêmio científico na Alemanha e é conhecido como “o Prêmio Nobel alemão”. Com prêmios individuais de até € 2,5 milhões, o Prêmio Leibniz é concedido anualmente pela DFG a cientistas e acadêmicos excepcionais por destacados feitos em suas respectivas áreas da ciência.

A Leibniz Lecture é um formato desenvolvido pela DFG para convidar os vencedores do Prêmio Leibniz para palestras, seminários e visitas ao exterior e, desta forma, estimular o diálogo entre os laureados e a comunidade científica, além do grande público do país que os recebem.

Sobre a Leibniz Lecture do Prof. Frank Allgöwer
Autonomous cars, smart energy distribution and Industry 4.0: Towards the new cybernetics of the 21st century

Cibernética, a ciência do controle e comunicação em máquinas, organismos vivos e organizações sociais tem sido uma facilitadora central para diversos avanços tecnológicos na segunda metade do último século. Novos desafios tecnológicos, como carros autônomos dirigindo em estradas automatizadas, distribuição de energia inteligente por meio de redes inteligentes, robótica de enxame, vida em cidades inteligentes ou o novo paradigma de produção da indústria 4.0 exigem, entretanto, um novo tipo de sistemas cibernéticos e teoria de controle que vai além das ideias tradicionais. Partindo de conceitos de feedback e sua relevância na natureza e na tecnologia, nós vamos apresentar nesta palestra os novos desenvolvimentos e desafios em relação ao controle de redes interconectadas de sistemas complexos.

Sobre o Prof. Frank Allgöwer
Um dos vencedores do Prêmio Leibniz de 2004, Frank Allgöwer é um destacado cientista na área de teoria de sistemas não-lineares e de controle.

O Prof. Allgöwer desenvolve métodos para análise e controle de sistemas técnicos, que são complexos e dinâmicos, a exemplo das redes de transmissão de energia, de telecomunicações, a internet e sistemas de transporte. Um dos métodos desenvolvidos por ele é o controle preditivo não-linear. Ele serve para prever o comportamento futuro em caso de intervenções no sistema, se assemelhando a um jogador de xadrez que sempre antecipa jogadas. Esta abordagem foi a primeira a combinar rigor teórico com aplicabilidade prática, de forma que já foi implantada, por exemplo, na indústria química e de biotecnologia. O Prof. Allgöwer também foi pioneiro na determinação da magnitude de não-linearidades. Esta metodologia desenvolvida por ele é aceita internacionalmente.

Frank Allgöwer é diretor do Institute for Systems Theory and Automatic Control e professor titular da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Stuttgart. Ele estudou Cibernética Técnica e Matemática Aplicada na Universidade de Stuttgart e na Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA). Seu doutorado foi obtido também na Universidade de Stuttgart. Antes de ocupar sua posição atual, foi professor da Faculdade de Eletrotécnica da ETH Zürich e passou por distintas instituições nos Estados Unidos, inclusive pela indústria. Os principais interesses de Allgöwer na pesquisa e ensino são no campo da teoria de sistemas e técnica de controle, com ênfase no desenvolvimento de novos métodos de análise e controle de sistemas não-lineares. Membro de diversas sociedades científicas da Alemanha e internacionais, editor de revistas especializadas e com centenas artigos publicados, seu trabalho também foi reconhecido com outros importantes prêmios além do Prêmio Leibniz. Desde 2012, Frank Allgöwer é Vice-Presidente da DFG.

Serviço:
Evento comemorativo dos 10 anos de parceria FAPESP-DFG com Leibniz Lecture

Data:  28 de setembro 2016
Horário: 14 horas
Local:  Auditório da FAPESP, na Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, São Paulo.

Informações sobre a programação e o link para inscrições, aqui.

Mais informações sobre a cooperação entre a FAPESP e a DFG estão disponíveis na lista das organizações parceiras, sob a rubrica “Brazil”.

Mais informações sobre o Prêmio Gottfried Wilhelm Leibniz podem ser encontradas no website da DFG.

Foto: Shutterstock