DAAD apoia criação de centros europeus no Brasil

BandeirasO Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) anuncia a abertura da Chamada de Propostas para a criação de um Centro de Estudos Alemães e Europeus no Brasil com recursos do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha em cooperação com uma universidade brasileira de destaque.

Os objetivos principais do Centro consistem em oferecer a uma nova geração de acadêmicos, pesquisadores e estudiosos brasileiros conhecimento, interdisciplinar e orientado à prática, sobre a Alemanha e a Europa contemporâneas relevante ao País e à América Latina.

O Centro ajudará a garantir a continuidade da cooperação acadêmica entre os dois países e a promover ligações entre disciplinas que tratem de temas relacionados com a Alemanha. Uma ênfase especial será dada à colaboração com a rede mundial de Centros de Estudos Alemães e Europeus fomentada pelo DAAD. Pretende-se que o Centro brasileiro se torne uma parte visível e ativa desta rede.

Até 23 de maio, o DAAD Bonn receberá propostas de universidades brasileiras interessadas em ser a instituição anfitriã do Centro de Estudos no Brasil. Serão aceitas propostas individuais, propostas conjuntas por mais de uma universidade brasileira ou em conjunto com uma universidade alemã.

O Centro deverá ser percebido como uma instituição da universidade dispondo de um local e de uma gestão próprios, tendo pelo menos um diretor científico e um gerente administrativo.

Todas as informações sobre as atribuições do projeto, o financiamento do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, os documentos e requisitos que devem ser apresentados pelas universidades interessadas e os critérios de seleção são apresentadas na Chamada de Propostas.

Durante um período inicial de cinco anos, o DAAD apoiará o estabelecimento do Centro com até 250 mil euros por ano, com a condição de que a universidade brasileira parceira contribua com pelo menos o mesmo valor (fundos de contrapartida) por meio da disponibilização de docentes e de pessoal administrativo, infraestrutura, bolsas de estudos e/ou fundos monetários. A data esperada para início do fomento é 1º de janeiro de 2017.

Para mais informações, acesse a Chamada de Propostas: http://bit.ly/1VAFSlk

Foto: AHK São Paulo/Carlo Ferreri