Entidade alemã divulga oportunidades para estudar e pesquisar na Alemanha

cc-pixabay-stocksnapEm 7 de outubro, o Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP) promove um dia de portas abertas, no qual serão realizadas atividades para os interessados em conhecer a instituição e se informar sobre possibilidades de estudo e pesquisa na Alemanha, bem como sobre ofertas de bolsas e financiamentos.  Estarão presentes, e à disposição do público, representantes das universidades Freie Universität Berlin (FU Berlin), Universidade Técnica de Munique (TUM), Universidade de Münster (WWU Münster) e a Aliança Universitária da Região do Ruhr (UA Ruhr). Também participarão do evento o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG).

O dia inicia com a apresentação do projeto senseBox, iniciativa que distribuirá em escolas e instituições alemãs de São Paulo dispositivos capazes de medir e reunir dados ambientais, como barulho, poluição do ar, radiação ultravioleta e iluminação. Desenvolvidos por geo-informáticos da WWU Münster, com apoio do Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), estes medidores terão seus resultados divulgados em novembro, no 5º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência Pesquisa e Inovação.

Pela manhã também será inaugurada a exposição NanoArt, com nanofotografias do Centro de Nanointegração Duisburg-Essen (CENIDE), da Universidade Duisburg-Essen (UDE). Na exposição, é possível observar o que permanece invisível aos olhos humanos em imagens de nanoescola, com cores brilhantes e estampas atômicas.

Após uma série de palestras com os representantes das universidades e instituições alemãs de fomento à pesquisa, os visitantes ainda poderão prestigiar uma palestra sobre nanotecnologia, proferida pelo Prof. Dr. Christiano Luis Pinto de Oliveira, do Departamento de Física Experimental da USP.

O evento acontece das 10h30 às 17h, é gratuito. Clique aqui para se inscrever. 

O DWIH-SP de Portas Abertas integra a programação das Jornadas Alemãs, uma semana de eventos idealizada pelo Consulado Geral da Alemanha em São Paulo para celebrar os 26 anos da Reunificação Alemã.

SERVIÇO

DWIH-SP de Portas Abertas
Data: 7/10/2016
Horário: das 10h30 às 17h
Local: Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP)
Contato: Andrea Junqueira, andrea@dwih.com.br – (11) 51898310
Rua Verbo Divino 1488 – Térreo, 04719-904, São Paulo – SP

Mais informações: http://bit.ly/2dwSXiG 
Projeto senseBox: http://bit.ly/2dXTSrG 
Exposição NanoArt: http://bit.ly/2dGAOiM 

Com informações do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo

Foto: CC/Pixabay/Stocksnap