USP e UE oferecem bolsas de estudos na Europa

A Universidade de São Paulo (USP) e a União Europeia firmaram um acordo de intercâmbio que destinará dez bolsas anuais para estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação que tenham a intenção de realizar estudos na Europa. Por enquanto, os intercâmbios são válidos para Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati (Sissa), na Itália.

De acordo com a USP, o objetivo da parceria é promover o avanço de programas educativos em neurociências, ampliando as oportunidades de investigação científica para jovens neurocientistas latino-americanos, além de colaborações duradouras entre instituições da América Latina e europeias.

Assim, a prioridade é para estudantes que atuem nas áreas de neurociências, como desenvolvimento, plasticidade, estudo dos sistemas motores, fisiologia sensorial e estudo da neurobiologia das emoções. Também são aceitas inscrições para áreas de nanotecnologia, cognição e eletrofisiologia.

Segundo a coordenadora geral do intercâmbio no Brasil, Elaine Del Bel, a iniciativa deverá apresentar aos estudantes, por meio de cursos especiais de nanotecnologia, os recentes avanços no estudo da imagem do sistema nervoso, neurociência teórica e de sistemas e neurociência cognitiva.

O programa teve início no primeiro semestre de 2011 e terá duração de quatro anos, com bolsas de seis meses a um ano.

 

SXC
SXC